Total de visualizações de página

sábado, 22 de janeiro de 2011

Canções Evangélicas...O que houve com elas?



Desde a minha tenra infância, sou um ouvinte da boa música. Lembro-me quando meu pai, o espetacular João Carneiro, ouvia no seu tape-deck, mais conhecido como toca-fitas, pérolas da música popular brasileira como "A Casa dos meus sonhos", na voz de Nélson Gonçalves, ou as belíssimas músicas de Agnaldo Timóteo, como "Meu grito", entre outras. Na radiola, ouvíamos LPs de Roberto Carlos (os prediletos de minha mãe), Erasmo Carlos, Pixinguinha, Fagner. Lembro de um bolachão chamado Viva Jacob, só com chorinhos. Ah! Haviam também os internacionais Greese, dos tempos da brilhantina, e o grande Julio Iglesias, cantando Natali e outros boleros.
Passou-se o tempo e o repertório mudou. Meus pais se converteram e passamos então a ouvir as lindas canções de Oséias de Paula (O Amor é Tudo), Vitorino Silva (Aviva-me, Senhor), Embaixadores de Sião e seu Geração Florida, Grupo Logos (Portas Abertas). Nunca me esqueci dos LPs da Denise cantando "Silêncio" e "Feliz Serás" , ainda criancinha. Jorge Araújo e Eula Paula cantando "Rosa Vermelha", Rildomar, Eduardo Silva, Armando Filho. Lindas canções. Inesquecíveis. Letras impactantes. Marcaram realmente minha vida.
Os anos avançaram. Com o advento dos CDs, ouvi meu primeiro exemplar. Era um álbum duplo da Banda Catedral, febre em meados dos anos 90. Revolução! Era o que eles cantavam. E eu gostava. Falavam de Jesus, mas falavam também da sociedade, criticavam o governo, a religiosidade. Havia conteúdo.
O que dizer do romantismo e das letras marcantes e evangelísticas do Novo Som. Cantávamos muito Acredita, Viver e Não Sonhar, Meu Universo (a predileta do meu pastor), enfim...Que saudade!
O que vemos hoje? Chuva e mais chuva. No Rio, tragédia. Mais de mil mortos, é o que está sendo previsto pelas autoridades, em decorrência das chuvas em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, entre outras cidades atingidas. Contudo, pasmem! Continuam sendo cantadas nas igrejas verdadeiras "Danças da chuva", de provocar inveja em tribos indígenas americanas. Não consigo acreditar que depois de terremotos, como o do Haiti e do Chile, nossos grupos de louvor queiram ainda que um "terremoto vá acontecer aqui". Sem contar os incontáveis recados para "uma noiva que vem", a fim de provocar um frenesi transcedental, numa espécie de mantra, que dá vontade de gritar "CHEGA"! Por falar em dar vontade, dá muita vontade de pular, de gritar, de correr, de dançar quando ouvimos essas novidades da indústria fonográfica. Apenas alegrias externas. Músicas pré-fabricadas para comercialização. Tudo parecido! Na verdade, tudo igual! Músicas vazias. Apenas barulhos. Pedras em latas. Confesso, tá difícil ouvir. Entre os rifs de guitarra e frases de bateria, as frases que realmente importam ficam em terceiro plano. Isso quando aparecem. Realmente, está muito difícil!
Quando não estou compondo, para ver se pelo menos consigo passar alguma mensagem mais consistente através das músicas da Banda Contemplar, prefiro ouvir as antigas. Rebanhão, Sérgio Lopes, Altos Louvores. Ah, não posso esquecer. Ainda prefiro Roberto Carlos, Cauby Peixoto, Roupa Nova, do que esses enlatados gospel. Há urgente necessidade de uma REFORMA PROTESTANTE MUSICAL! CHEGA DE COMERCIALIZAÇÃO! Que as canções voltem a ter um propósito evangélico, ou seja, que sejam boas novas, e não cantigas malvadas velhas e cansativas.

Só pela graça,

Pr. João Victor

4 comentários:

  1. Concordo Dr. João Victor - meu irmãozinho e amigo - EM TUDO!
    E isso inclui suas predileções musicais antigas e atuais... Afinal, nem penso em substituir uma excelência "envelhecida" por alguma novidade "madíocre"!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por comentar, meu pastor e amigo! Precisamos resgatar os valores da música cristã.
    Estamos com saudades.
    PAZ!

    ResponderExcluir
  3. Pastor João Victor, você falou exatamente tudo o que eu penso! Mas a culpa não é nem tanto dos "compositores" modernos, eles estão vendendo, ganhando com isso, tá bom de mais... A culpa verdadeira é daqueles que promovem, ouvindo e admirando tais trivialidades!

    Se houvesse uma conscientização da grande maioria dos evangélicos, não haveria mais mercado pra quem não tem o mínimo de preocupação com o que escreve!

    Que saudade do Novo Som... Ou melhor, de Lenilton... Catedral... Alguns dos que também me influeciaram pra compor...

    E claro: Parabéns pela sua qualidade sonora! Foi grande a minha surpresa quando ouvi a banda Contemplar pela primeira vez! Nem acreditei que estava ouvindo algo novo com conteúdo!

    ResponderExcluir
  4. oi pastor concordo com todos,e gosto muito de sua banda gosto de ouvir coisas boas.
    em breve estarei no culto,pois eu vanda e naldo estamos trabalhado muito graças a jesus.
    grande abraço boa noite!!!

    ResponderExcluir