Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2011

Acabou em cinzas...



Está chegando ao fim! Tanta folia, tanta alegria, tanto entusiasmo. Acho até que entusiasmo não é bem a palavra correta, já que, no sentido etimológico, entusiasmo significa ter Deus dentro de si. E não é esse o retrato que temos durante esses dias.
No maior hospital de Fortaleza, no qual estive hoje pela manhã com o avô de minha esposa, não presenciamos tanta festa. Vimos o fim da festa para muitos. A maioria dos afetados e consequentemente hospitalizados tinha algum histórico bastante recente de envolvimento com drogas lícitas ou ilícitas para ajudar na alegria do carnaval. Os acompanhantes estavam chateados. Afinal de contas, perderam o melhor da brincadeira momina por causa do amigo que "não soube brincar".
Na verdade, eles não sabem brincar. Na festa onde tudo se pode se esquecem dos limites. São seres sem super-ego (numa concepção freudiana), vorazes para se esbaldarem sem culpa, sem pudor, sem regras. Afinal de contas, é carnaval!
Todavia, tudo isso chega ao fim. E após o calor e o suor das massas sujas de massas, entorpecidas e enlouquecidas, o fogo torna-se cinzas. Terminou. Game Over. Fim de brincadeira. Fim de jogo.
Para os que sobrevivem, o alento de voltar a usar as máscaras cotidianas e não as carnavalescas. As últimas, reservam para o ano que vem.
Nós, seres estranhos que não gostam dessas coisas, ficamos com o fato de que o Senhor Deus nos promete uma coroa em vez de cinzas. E essa coroa é eterna! Logo, prefiro a coroa. O Rei Momo, infelizmente, não terá essa na sua cabeça.

Só pela graça,

João Victor

2 comentários:

  1. PRF registrou 1473 acidentes com 166 mortes neste carnaval.
    Carnaval no Ceará registra 37 mortes
    E muitos outros casos por todo o Brasil.

    O que você leitor escolhe? Desta vida, a única coisa que levaremos, é a nossa escolha, portanto:

    "...escolhe pois a vida, para que vivas..." Deuteronômio 30:19.

    Que vida é esta? Jesus disse em João 14:06 que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

    Escolha Jesus!
    Paz e graça meu Pastor. abraços!

    ResponderExcluir
  2. EU NÃO VOU FALAR MAL DO CARANAVALL
    Eu não vou falar mal do carnaval: por que falaria?
    O carnaval é um daqueles períodos férteis para a reflexão.
    O carnaval é o momento da extravasão! É hora de colocar para fora o que às vezes passa um ano todo preso. É a hora de se vestir diferente.
    O carnaval é a hora de pular, gritar, espernear, chutar o balde juntamente com o pau da barraca. É aquele momento onde todo mundo que quiser pode ser louco: pode beber, pode ficar com as partes ín-timas de fora, pode beijar muito na boca de quem não conhece, pode correr pelas ruas, pode até tomar o que é dos outros, afinal de contas é carnaval!
    Carnaval também é momento em que a morte sai de casa para passear; Quantos não voltam da viagem? Quantos ficam pelo caminho? Quantos voltam faltando parte do corpo? Quantos voltam desgraçadamente satisfeitos? É...
    Eu? Deus me livre, eu não vou falar mal do carnaval.
    Há quem venda o carro, casa, roupa, joias e até o cachorro, só para poder pular o carnaval. Só pode ser muito bom, não é? Não há nada demais vender o carro, a casa, as jóias e o cachorro para pular carnaval. Afinal, o que é um carro, uma casa, umas jóias e até um cachorro diante da satisfação de pular carnaval? No entanto, se não existe carro, casa, joias e um cachorro, não tem problema: parcela tudo em dezoito vezes no cartão de crédito e tá tudo certo, cumpade. Ora mais, umas dívidas a mais, outras dívidas a menos, que importância tem?
    Nada é mais importante do que pular carnaval.
    Não tem apelo de mãe, de pai, de avô, de avó...nada surte efeito.
    O lance é passar quatro dias de boa...
    Depois, alguns voltam para casa, outros não, mas isso são apenas detalhes.
    Depois de uma semana a gente ouve os noticiários. É tudo normal: alguns esfaqueamentos, alguns acidentes de trânsito, algumas mortes, algumas mães chorando...nada demais. Tudo ocorre normalmente.
    O carnaval também serve como remédio psicológico, sabia? Serve para que aquelas pessoas que possuem alguma tristeza enorme dentro de si, se apropriem de algo que as faça esquecer nem que seja por quatro dias apenas, os problemas diários, afinal de contas, quem não tem problemas, não é?
    O carnaval é o momento de usar máscaras, pois é...uma máscara ou outra não faz mal. Ruim mesmo é ser autêntico. Esse negócio de ser autêntico é chato demais!
    Há quem use máscaras para esconder o rosto, mas também quem use máscara como rosto, e ainda existem alguns que usam máscaras para revelarem-se.Tanto faz, o bom mesmo é usar.
    Bom, eu não vou falar mal do carnaval. Cada um sabe de si.
    Fora essas questões chatas que eu digitei acima, o resto é só festa!

    Viva o Carnaval!
    TEXTO DE PR. JEORGINO SILVA
    IBVB - Águas Claras

    ResponderExcluir