Total de visualizações de página

domingo, 13 de março de 2011

Tragédia no Japão! Onde Deus está?


Sabemos que as Escrituras falam sobre as tragédias naturais que ocorrerão nos últimos dias. Sinais na terra, no mar e no céu foram previstos desde as palavras de Jesus sobre o Princípio das dores até os textos de João após a visão na Ilha de Patmos. Entretanto, quero analisar os fatos atuais sobre uma outra ótica. Onde Deus está? Será que ele não tem visto o sofrimento dos japoneses nesse terrível terremoto seguido de tsunami? Onde Ele está?
Quando acontecimentos trágicos surgem, logo ouvimos, lemos e vemos especialistas, cientistas e teólogos a comentar sobre as causas. São respostas diversas, sismológicas ou escatológicas, sociológicas ou religiosas, geográficas ou geológicas. Por que o Japão está passando pela maior crise desde a Segunda Guerra Mundial? É culpa de Deus? Castigo divino?
Fico revoltado com esse fanatismo religioso que, diante de uma catástrofe como essa, insiste em apontar os "defeitos pecaminosos" do povo japonês, por mais pleonástica que seja essa expressão, para explicar a onda gigante. O Xantoísmo, o Budismo e as várias outras nuances da crença oriental são severamente atacadas por tolos, "donos da verdade e das chaves do céu", afirmando que Deus está castigando os que adoram "outros deuses". Os movimentos das placas tectônicas são, para esses "amigos de Jó", o chicote de Deus a açoitar o Pecado do homem. Não suporto isso.
Que o momento da volta de Cristo está próximo, eu creio. Contudo, todas as gerações passaram por suas "grandes tribulações". Claro, os sinais indicam que sim, Ele está voltando. Todavia, é momento de orar. Orar pelo Japão. Orar pelas famílias que perderam tudo. Orar para que esse povo forte, que já se ergueu após Hiroshima e Nagazaki, possa renascer das cinzas e da lama que arrastou milhares de vidas. Que se cale a Escatologia! Que o amor e a compaixão possam gritar! Deus, com certeza, estará nesses gritos.

Só pela graça,

Pr. João Victor

23 comentários:

  1. Linda frase:
    "Cale-se a escatologia, e fale a compaixão"!

    Darckson Lira.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Um anônimo, rarara...Acho que não leu o texto!
    QUE IGNORÂNCIA, MEU DEUS!

    ResponderExcluir
  4. TB GOSTEI, PASTOR!
    Pena que alguns ignorantes já estejam aparecendo...Ou melhor, se escondendo no anonimato...Não leram e criticaram. Repito o que falou Lanne...Que ignorância, meu Deus.

    ResponderExcluir
  5. Falta sensibilidade e humanidade em muita gente.
    São zumbis, desalmados e insanos.

    João Victor, reparta ao maior número de pessoas, esta tua sensibilidade.

    É o mínimo que se pode fazer.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Moisés. Preciso de pessoas como vc para ajudar a abrir o Mar Vermelho da insensibilidade dessas pessoas.
    Valeu!
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente caro Joao, existem aqueles que apontam problemas, mas Jamais nos aparecem com concretas soluções.
    Independente do discurso "xiita" de alguns, creio na soberania total do altíssimo, e creio no nosso dever como noiva lavada e remida, de interceder,e ajudar no que formos útil a outras pessoas.
    Momentos assim me levam a seguinte expressão:
    "ortodoxia, s/ ortopraxia (prática) e a ortopatia (sentimentos) corretos é 1 ortodoxia MORTA "
    Deus nos ensine a amarmos verdadeiramente!
    Abraçso meu nobre "Amigo Virtual"

    ResponderExcluir
  8. que frase amigo Anderson...
    "ortodoxia, s/ ortopraxia (prática) e a ortopatia (sentimentos) corretos é 1 ortodoxia MORTA "

    Obrigado por abrilhantar esse espaço.

    ResponderExcluir
  9. Como havia sido previsto, no final o AMOR de muitos se esfriaria. É uma falta de compaixão a dor daqueles que perderam tudo, inclusive suas vidas.
    Goste muito
    Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Finalmente alguém Anônimo posta algo coerente. Obrigado, amigo anônimo...Continue participando!

    ResponderExcluir
  11. ATÉ A PRÓXIMA TRAGÉDIA...E O QUE FOI QUE APRENDEMOS?
    26 de dezembro de 2004, tsunami provoca caos no sudeste asiático.

    (...) Em que pese o horror dessa catástrofe, ao longo da História da Humanidade elas sempre estiveram presentes, como que a relembrar de tempos em tempos uma suprema lição não aprendida, até porque tragédias muito maiores têm sido praticadas repetidas vezes pelo próprio homem contra o homem.
    Porém, ao contrário das tragédias naturais, parece que as provocadas pelo homem não têm o poder de chamá-lo à razão. De alguns capítulos destas lições não aprendidas sou contemporâneo. Citando só alguns, lembremos dos milhares de mortos e mutilados da Guerra do Vietnã, Afeganistão, Guerra do Golfo, Apartheid da África do Sul, Guerra da Bósnia, Conflitos da Palestina, Guerra do Iraque, e outros "menores" e mais recentes como o World Trade Center, Atentado Terrorista em Madri, e prossegue a lista imensa.
    Por que as tragédias naturais sempre falam mais alto e profundamente ao coração do homem? O que transparece na visão da natureza em fúria incontrolável? Uma mera ocorrência natural? Um "recado"?(...)
    Caríssimo Pr. Victor, o texto acima é um fragmento de um editorial constante no site da Federação de Jiu Jitsu Tradicional do Estado do Ceará (http://www.jiujitsutradicional.org.br/editorial/01.php). Este editorial deve somar aos seus sábios comentários sobre a tsunami que atingiu recentemente o Japão.
    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
  12. O QUE VEJO QUE EM TODAS ESSAS TRAGÉDIAS, É A NATUREZA PEGANDO DE VOLTA O ESPAÇO DELA, QUE O HOMEM ROUBOU.

    ResponderExcluir
  13. Mestríssimo Dárcio Lira comentando no meu blog. Que honra. Sou um grande admirador do seu trabalho e o texto é de uma profundidade imensa. Obrigado!
    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Caríssimo Pr. Victor:
    Apoiando sua colocação acerca de fanáticos que se apressam responsabilizar a espiritualidade do povo japones pelo cataclismo, quero registrar que, para se julgar a espiritualidade do brioso povo japones, principalmente sob a ótica religiosa cristã, é preciso conhecer a experiência daquela gente com o cristianismo. Em meu livro A BÍBLIA E O BUSHIDO reservo 5 capitulos para este assunto: 1)Os samurais e o cristianismo;2)O Japão para(Portugal,Espanha,Holanda e Roma) Cristo; 3)Escravos japoneses;4)Reação do Estado Japones ao colonialismo cristão; 5)O destino dos daimyo cristãos e seus vassalos. Convido os participantes do seu blog a conhecerem este livro. Fraternalmente, em Cristo,

    ResponderExcluir
  15. Também repudio esses atos, que dizem que um país sofre catástrofe por terem pecado ou clamado aos deuses de uma tradição, uma determinada cultura ou crença. Tal atitude é desprovida de método, de pesquisa, de senso crítico, de razão.

    Até o nosso culto a Deus tem que ser racional.

    O território oriental é todo ele ou em grande parte, íngreme.
    Há urbanização no território onde não deveria.
    Parafraseando a você, querido John - A natureza está pedindo o seu território de volta.
    Mas também não podemos ignorar as Escrituras. Seria um sinal do fim dos tempos? Passaríamos nós, cristãos, pela Grande Tribulação? Isso é assunto para outra "manga".

    Paz do Senhor querido John!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Coloquei como anônimo , estes três comentários, Mas meu nome é Pastor Francisco Vanderlei.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Caro pastor Francisco Vanderlei.
    Acho q o Senhor não deve ter lido a Bíblia nenhuma vez.
    Nós, os cristãos somos imitadores de Cristo.
    O sr. apenas agride, esse tipo de agressão não parte de maneira alguma de Deus.
    Quer apenas atacar, inclusive a família do mencionado pastor João Victor, que nada tem a ver.
    Orarei pela sua vida, para que saiba criticar com sabedoria e da sua boca mencionar palavras de benção. Paz!

    ResponderExcluir
  22. Pastor Francisco Vanderley...Que estúpido idiota vc é! Deve ser um desses ignorantes que não tem capacidade nem sequer pra vender pipoca e "inventam de ser pastor". Retirei seus comentários visivelmente ignotos pq não vale a pena discutir com uma mente de uma ameba. Os que acompanham esse espaço merecem comentários pautados em argumentos bíblicos. Você nem leu sobre o que o texto falava. Talvez seja como o "Jeca Tatu", personagem de Mazaroppi, que certa vez disse que sabia escrever, mas não sabia ler. Vá agredir outro! E tenha mais respeito. Vc não me conhece, não conhece minha família. Vá procurar o que fazer e, quando for opinar sobre alguma coisa, apenas comente. Tem todo o direito de discordar. Mas quando agride, precisa estar preparado para ouvir tb.

    Acima de tudo, pela PAZ!

    ResponderExcluir
  23. Deus não esta castigando nimguem,todos estão encerrado debaixo do pecado por isso que todos nessa vida sofremos,Deus quer salvar a nosa alma como fez com Paulo não preciso falar da vida de Paulo creio que todos conhece a história,se paulo o ministro de Cristo sofeu porque temos que culpar a Deus ou perguntar cadê Ele, queridos amigos o que o ser humano precisa é nascer de novo.

    ResponderExcluir