Total de visualizações de página

sábado, 16 de julho de 2011

E A FIGUEIRA MURCHOU...


Certo dia, Jesus ia andando com seus discípulos quando viu ao longe uma figueira. Linda, frondosa, a árvore chamou a atenção de Jesus. O Mestre se aproximou e viu que a bela árvore cheia de folhas não tinha nenhum fruto. Constatando isso, Jesus ordena que nunca mais nascesse frutos daquela árvore. E a figueira secou. Alguns pontos me chamaram a atenção nesse episódio.

A princípio, é importante dirimir algumas más interpretações desse texto. Jesus não destruiu a árvore por raiva, ira, ou revolta. Jesus não agiu por vingança, pelo fato da figueira não saciar sua fome. Ele não amaldiçoou a planta por caprichos infantis. Jesus secou a figueira para encher corações. A figueira foi destruída para que os discípulos pudessem ser construídos.

Outro fato para o qual precisamos estar atentos é que a árvore citada estava repleta de folhas, mas era infrutífera. Se analisarmos o ciclo de desenvolvimento da figueira, veremos que Ficus carica tem como característica o fato dos frutos nascerem antes das folhas. Contudo, a figueira citada tinha folhas, mas não tinha frutos. Estranho, mas parece que há seres humanos nessa terra que agem de maneira semelhante. Demonstram ser o que não são. São cheios de folhas e todos acreditam que podem se alimentar deles. Entretanto, quando se chega bem perto, percebemos que não passam de engano. Meras folhas, sem frutos. Mero engano. E a fome continua.

Não era tempo de figos. Mas as folhas diziam que eles lá estavam. Não podemos construir casas sem alicerces. Não podemos queimar etapas na vida. Devemos deixar o fluxo da natureza agir. Primeiro os frutos, depois as folhas. Há pessoas que querem desesperadamente cargos eclesiásticos elevados sem nunca ter passado nem pela experiência da verdadeira conversão. Não aprenderam a ser servos e já querem ser servidos? Assim não dá!

Jesus se aproxima. Podemos esconder nossa vida infrutífera com folhas de "caras-de-pau" enquanto o Mestre está longe. Contudo, Ele se aproxima. O que temos para lhe oferecer? Templos belos? Requinte? Paletós e gravatas? O poder avassalador dos microfones e holofotes? ELE NÃO QUER! JESUS QUER FRUTOS! E é perigosa essa aproximação.

A figueira recebeu um decreto! NUNCA MAIS NASÇA FRUTO DE TI. Ou seja, permaneça como você está! E a figueira murchou. Isso nos serve de alerta. Ou passamos a viver o evangelho genuíno, onde as obras evidenciam o poder da graça na nossa vida, onde as desavenças são substituídas pela unidade, onde o apelo midiático é trocado pelas boas ações anônimáticas, ou então permanecemos como estamos. O resultado dessa estagnação é terrível. Vamos murchar como igreja. Vamos secar. Vamos morrer.

Chega de propagandas enganosas! Chega de falatórios ou falácias sem atitudes concretas. Jesus vai inspecionar as figueiras. Ele está à procura de frutos. Mudemos, antes que o Mestre nos aborde. Mudemos, enquanto é tempo!


Só pela graça,

Pr. João Victor

2 comentários:

  1. Um dia iremos está frente a frente com o Senhor Jesus; e aí? E os frutos? Quem tem ouvidos que ouça!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, querido agsinfronio. Vamos frutificar. E rápido! PAZ! Obg por participar!

    ResponderExcluir