Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

De que maneira manterá o jovem puro o seu caminho?


Vivemos um grande desafio. Diante de um mundo tão repleto de opções, tantos manjares do Rei à espera de bocas famintas, precisamos lutar bravamente para manter uma juventude saudável. Quando digo saudável, digo em várias instâncias. Biologicamente, socialmente e principalmente espiritualmente, entre outras.

Biologicamente, mantê-los livres das dependências químicas, álcool, drogas, sexo promíscuo, auto-destruição. Quantas meninas tem seus sonhos desmoronados por ua gravidez indesejada ou uma DST adquirida em noites animadas e divertidas. Socialmente, temos a tarefa de instruir para que esses jovens se tornem cidadãos de respeito, de caráter, bons filhos, dedicados estudantes e profissionais de valor. Espiritualmente, estimulando à busca do conhecimento bíblico, o entendimento de sua missão na terra, teremos formado alicerces para a formação de uma espiritualidade sadia, respeitando as diferenças de opinião e de posturas religiosas.

Contudo, de que maneira isso é possível? Como manter puro o caminho?

1. Buscando de coração. Não apenas por obrigação. Tudo que desejamos na vida deve ser alcançado com esforço e dedicação. O sangue precisa ser doado por aquilo que queremos. O coração deve funcionar, deve bater com vontade. É necessário entrega. Enquanto existir um coração pulsando, seus propósitos ainda serão possíveis. Se o objetivo é ser puro, eis a primeira dica. Busque de coração!

2. Aprendendo sempre. Ouvimos muito expressões adolescentes como "eu sei", "eu posso", "eu decido meu futuro". Ás vezes, esquecemos que temos muito a aprender. Decepções vão acontecer. Relacionamentos chegarão ao fim. Empregos se vão. Aprenda a vencer e a perder. Se for momento de chorar, chore. Se for para sorrir, dê boas gargalhadas. Aprenda a viver. Aprenda a se manter puro. Charles Chaplin já dizia: "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

3. Entendendo que a sua vida vale mais do que as suas palavras. Quer ser homem de Deus? Seja homem e você será de Deus. Seja humano. Permita-se errar. Assuma as consequencias dos seus erros. Seja autêntico. Seja você. Quando a gente faz, fala muito mais do que só falar. Seja puro.

O que é ser puro? Vamos para a química. A pureza está na ausência de misturas. Um só tipo de molécula. É a água que é só água. É o ferro que é só ferro. É a gente que é só gente. Seja puro. Seja você. Seja o José que continuou sonhando. Seja o Daniel que gostava mesmo de legumes. Seja um Ananias, um Misael, um Azarias, que mesmo que os outros se curvem, eles ficam de pé. Seja você mesmo! Seja puro assim. Que tal uma criança? Bom exemplo.
"Eu fico com a pureza e a resposta das crianças".
Gonzaguinha

Só pela graça,

João Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário