Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Derrubando muralhas


Josué atravessa o Rio Jordão com o povo de Israel. Que vitória! Que maravilha! Todos caminhando por dentro do rio, sem molhar os pés e nem muito menos se afogar. Não foi preciso nadar. Apenas caminhar. Caminhar para o outro lado. Fácil, fácil.
Entretanto, do outro lado do rio havia um novo desafio. Uma nova batalha surgia. Após uma vitória, um novo combate. Uma guerra era iminente.
Nossa vida é assim. A cada dia, um leão precisa ser morto. A cada nascer do sol, ressurgem velhos problemas e novas atitudes se fazem necessárias. A batalha agora é contra Jericó. E não seria simples como passar por um rio. Havia uma muralha. Antes da guerra propriamente dita, uma muralha precisava ser derrubada.
Alguns muros nós mesmos criamos. Nos fechamos para o mundo, em prisões internas. Passamos a nos esconder de nós mesmos, sem forças para fugir. Fugir pra onde, se os muros nos cercam? Outras muralhas são construídas pelo próprio Deus. E não fora o Senhor quem endureceu o coração de Faraó? Por que Deus ergue esse muros? Há algo a aprender com isso. Certamente, há um ensinamento.
Contudo, a muralha em questão era do inimigo. Uma muralha de pedras separava o povo do grande confronto. Um muro existente para provocar desistências. Chegar, ver o muro e voltar. Por que não desistir? É mais simples, menos complicado. Apenas dar meia-volta. E voltar. Essa era a intenção.
Josué não retrocedeu. Deus tinha um plano. Ele sempre tem. Deus entregou uma estratégia. Josué precisava ouvi-lo. O Deus que abre mar e rios pode derrubar muralhas. Todavia, o plano não estava pautado na força física. Era uma estratégia divina. Treze voltas. O povo marchava unido. O plano estava fundamentado na unidade. Eis o segredo de tudo. O segredo da queda dos muros estava na união.
A unidade é essencial. Marchar juntos. Tocar trombetas juntos. Gritar juntos. Para derrubar as muralhas que separam as famílias, pais de filhos, maridos de esposas, é preciso união. A família tem que marchar junto. A igreja tem que marchar junto.
Para concluir, há um momento certo de gritar. Enquanto não chegar o momento certo, apenas marche! No tempo certo, na hora certa. Vamos esperar?

Só e somente só pela graça,

João Victor

2 comentários:

  1. Muiiito bom!!!
    Andamos pela força do Senhor e vivemos pelas suas promessas. A cada dia matamos um leão...
    Que a unção do Senhor sempre esteja sobre você!
    Abraço!

    Diana Prince

    ResponderExcluir
  2. e verdade pastor acada dia temos que superar muralhas,atravesar barreiras que as vezes nós mesmo não acreditamos, coisas maravilhosas acredito só se realiza com amor a cristo!!!!!! abraço vanda e naldo

    ResponderExcluir