Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O que o gigante pensa de mim?

Em clima de Copa do Mundo, não poderia deixar de falar dos favoritos. A Seleção Canarinho, pentacampeã mundial, sete vezes finalista, tem tudo para chegar lá na frente. A Esquadra Azzurra, a toda poderosa Itália, por mais que não possua um futebol bonito, sempre chega perto. Os alemães, com toda a frieza e determinação, são dotados da capacidade de brilhar nos momentos decisivos. E o que falar dos nossos hermanos argentinos? A Argentina, de Messi e cia, dirigidos pelo sempre polêmico e craque Maradona, é promessa de muitas emoções e têm toda a pinta de Campeão. Isso sem falar da Espanha, a fúria, e a cítrica seleção holandesa. Enfim, esses são os gigantes do futebol nessa Copa. Contudo, os pequenos sempre vão lutar para surpreender.
E em nossa vida, quem são os Gigantes? Precisamos conhecê-los, e muito bem, se quisermos derrotá-los. Os filisteus eram os inimigos do povo de Israel. Golias, de quase três metros de altura, afrontava constantemente os soldados de Saul. Eles não tinham a noção do tamanho deles próprios. Por isso, temiam Golias. Por isso tememos os nossos Golias...Não temos a noção do que realmente somos. Nem mesmo sabemos quem somos de verdade.
Golias se achava grande demais e muito preparado. E ele era. Contudo, o povo não se via dessa maneira. Quando nos vemos pequenos demais e incapazes demais, ficamos vulneráveis. Lembro-me de uma colega de trabalho que, sempre que dizíamos que ela estava pálida, ou que aparentava estar doente, corria desesperadamente para o hospital. Logo, pensava que ia morrer, por mais que depois disséssemos que tudo não passava de uma brincadeira. Não devemos olhar para o gigante de cabeça baixa. Devemos erguer a cabeça, olhar para cima!
Golias se achava protegido. Tinha uma armadura quase intransponível. E nós? Como estamos cuidando da nossa armadura? Capacetes da salvação, couraças da justiça, cintos da verdade, escudos da fé, espadas do Espírito, pés preparados com o evangelho da paz. Estamos protegidos? Temos tudo isso? Precisamos de restauração? Lembrei de um desenho que eu via quando criança chamado "Os Cavaleiros do Zodíaco"(será que tenho que me preparar para as pedradas dos super-espirituais por causa disso também?). As armaduras dos cavaleiros eram restauradas, após as sangrentas batalhas, com o sangue dos Cavaleiros de Ouro. Nossa armadura também é restaurada com sangue. O Sangue de Jesus restaura nossas armaduras.
Golias queria uma luta individual. Propôs um duelo. Um combate homem a homem. O gigante pensa que nos vence facilmente. Não é bem assim, Golias! Davi lutará acompanhado. O Senhor dos Exércitos luta ao nosso lado. Davi não estava só. Nós jamais pelejaremos sozinhos. Não seremos presas fáceis. Golias pode ser grande, mas não é dois. Em Cristo Jesus, somos mais que vencedores.
E se o gigante conseguir nos derrubar? E se nós errarmos a pedra? Aí, meus filhos, são cenas para os próximos capítulos. Se vão ser de finais felizes, depende de cada um de nós.
E os Gigantes da Copa? Se não protegerem as testas vão ter uma surpresa.


Só pela graça,

Pr. João Victor

5 comentários:

  1. Caiu Hoje o primeiro Golias da copa, a davidica Suiça deu um único e certeiro golpe na Gigante Espanha, diga-se de passagem uma das mais badaladas do mundial.
    Entretanto se o assunto for problemas, lutas, perdas, angustias e outras mezelas que todos temos que enfrentar, meu amigo Golias foi o trampolim que conduziu Davi a Fama, as lutas não podem ser menosprezadas nem tampouco agigantadas, precisam ser encaradas(de frente..rsrs), desfira o golpe com fé, aí é só aguardar o apito final e correr pro abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oh, você assistia Cavaleiro dos Zodíacos, misericórdia rsrsrsrsrsr.
    Belo artigo querido pastor, mas penso que os nossos piores gigantes são as concepções que temos os nossos medos, as nossas dúvidas, aquela coisinha que está sempre sinalizando e dizendo que não vamos conseguir que estamos errados, que podemos sempre seguir outro caminho e que talvez esse caminho seja a melhor opção.
    Como se auto combater?
    Estou tentando descobrir rsrsrs, mas confesso, não está sendo fácil, acredito que não seja para ninguém não é mesmo.
    Paz e graça em abundancia sempre, na sua vida, família e ministério.

    ResponderExcluir
  3. Rsrs!! Gostei das pedradas dos super-espirituais...
    Essa é minha luta constante, e acredito que seja a de muitos. Por que esmorecemos diante de algo que achamos ser grande demais? Tão grande que achamos não podemos vencer? Vejo, na bíblia, o salmista Davi o tempo todo ministrando a si quando a luta está propensa a aniquilá-lo. Propensa. Tendente. Tender não é concreto, realizado, consumado. Quando me vejo diante de um gigante, costumo ministrar-me a palavra, como Davi. Digo para minha alma: “Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança” (Salmos 62:5)
    A derrota para aqueles que esperam é interna, questão de alma. A reação é de dentro para fora. Se ministrarmos a nossa alma que podemos vencer, superar, uma vez que as lutas permitidas por Ele não são para o nosso fim, então, teremos a vitória. Não se engane, as maiores delas não são as externas, mas internas (tô falando das vitórias..), de dentro para fora. Vençamos a nós, e venceremos o resto. Vençamos as internas, e virão as externas. De dentro pra fora.
    Paz, meu pastor.

    ResponderExcluir
  4. oie, só pra dizer que estou acompanhando e que faz tempo que tu nao posta nada hihihih

    ResponderExcluir