Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Onde caiu o meu machado?

Perdas. Quem não já passou por isso? Todos os dias estamos vulneráveis a perdas (por mais que a famigerada Teologia da Prosperidade diga o contrário). As mensagens sobre vitórias e mais vitórias tem me revoltado. Talvez pelo fato de, em alguns casos, presenciar pessoas frustradas dentro das igrejas pelo fato da vitória prometida não se concretizar. Quantas promessas já foram feitas a mim? Perdi a conta. Perdi também muitas coisas. Sempre estou perdendo. Perdendo a paciência. Perdendo as forças. Se eu estivesse dentro de um videogame, diria que meu "life" está se esvaindo. Preciso achar a caixinha de enfermagem. Preciso mudar. Precisamos mudar.
Essa foi a intenção de um dos filhos de profetas que estavam com Eliseu. Tudo registrado no sexto capítulo do Segundo Livro dos Reis. O lugar estava estreito demais. Era necessário um lugar maior.
Sabe quando não cabemos dentro de nós mesmo? Pois é. Estamos crescendo e as estruturas estão ficando pequenas demais. As roupas já não cabem mais nos bebês. Os sapatos não entram mais nos pés infantis. Na verdade, todo crescimento exige mudança. É necessário romper o casulo. Deixar de ser girino. Sair do estágio larvar. Deixar pra trás o exo-esqueleto. Trocar de pele. Conseguiram entender? Quando nos sentirmos que não nos cabemos mais, quando nos incomodarmos com toda essa estreita prisão, é hora de mudar. Liberdade, liberdade...
Um dos rapazes sugeriu a Eliseu: "vamos cortar madeira". Todos concordaram, inclusive o profeta. Contudo, enquanto a alegria da mudança nutria o coração dos mancebos e do próprio profeta, surgiu um imprevisto. Aconteceu um acidente. Um dos cortadores de madeira perde seu instrumento de trabalho. O machado caiu no rio. E agora? O que fazer? Que atitude tomar quando aquilo que parecia simples, fácil, tranquilo, torna-se um problema?
A única coisa que podemos fazer é clamar. Gritar. Esbravejar, mesmo que não tenha nenhum ser humano para nos ouvir, temos a certeza de que o Criador dos seres humanos ouvirá. Não podemos é ficar só observando nossos machados caírem no rio. Afundando, afundando, afundando...E não fazermos nada. Não vamos inserir um olhar de paisagem em nosso rosto diante dos prováveis fracassos. Precisamos fazer algo. Nem que seja gritar.
O descuidado gritou! Até porque havia uma outra situação complicada para ser solucionada. O machado era emprestado. Não era dele. O dono era outro. Precisamos cuidar bem do que é dos outros. Daí me vem a pergunta. Será que eu me pertenço? Será que eu sou meu? A resposta vem automaticamente. Não! Você não se governa. Há um Deus que é teu dono. Somos propriedades Dele. Precisamos cuidar bem de nós mesmos então. Não podemos nos perder. E se Ele quiser nos procurar? Ele vai nos encontrar? Vai! Porém, tomara que não nos encontre perdidos. Havia uma saída. Lembrar onde caiu o machado. Como começou a tragédia? Saber qual a origem pode ajudar a nos mostrar onde queremos chegar. Haja vista o muitíssimo útil Google Earth, sempre nos mostrando como chegar(rs). Os erros passados explicam as dores de cabeça constantes. São raízes que tem que ser arrancadas. Feridas, ainda abertas, alvos de infecções corriqueiras, que tem que ser suturadas, fechadas, cicatrizadas. Buracos, crateras na alma que pedem para ser entulhadas. Abismos que precisam ser atravessados.
E qual a ponte? Um dia, uma cruz foi erigida. Nela, foi pregado aquele que faz flutuar machados. No mesmo Jordão, onde o machado caiu, Ele foi batizado. Naquela cruz, Ele bradou: Está consumado!
Onde caiu? Nós sabemos onde. Mas como fazê-lo flutuar? Aí, meus filhos, é só com Ele!

Só pela graça,

Pr. João Victor

11 comentários:

  1. Olá Pastor João Victor, já estava com saudade dos seus artigos, mas valeu à pena esperar, excelentes considerações o senhor me levou a fazer com o texto acima.
    Venho observando que toda discussão sobre Deus cambaleia com dificuldades incríveis, estamos tão ligados ao nosso ego, a nossa carne, que Deus quase sempre fica parecendo algo tão superficial, às vezes a impressão que tenho é que para algumas pessoas Deus é o personagem principal dentro de um livro famoso.
    Temos uma necessidade muito grande de ver Deus "funcionar" em nossas vidas, como se fosse uma peça que faz parte de uma engrenagem, o nosso ego inflado, a nossa sensação de donos do mundo cria uma inversão de valores tão grande, muitos de nós ainda não paramos para observar qual o significado da palavra "DEUS" em nossas vidas, muitos ainda não observaram que não somos criador e sim criatura, que não somos donos de nada ao contrário temos um dono, e como esse dono é zeloso conosco.
    Só pela graça e misericórdia
    Paz e graça sempre

    ResponderExcluir
  2. Querida Tati...Sempre iluminando nosso espaço. Nosso ego, nossa carne, nossas vontades...Por que precisamos ser tão egoístas, não é? Ás vezes, penso que tudo que precisamos é de um oleozinho para lubrificar essas engrenagens. Estamos meio enferrujados. Na verdade, nos enferrujaram com ventos de falsas doutrinas.
    Que possamos sempre, querida, resgatar os machados perdidos...
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eis um dos prováveis problemas da atual 'igreja', profetas sem machado, que afundam suas armas e por consequência toda a estrutura fica comprometida, falta quem o faça flutuar.Encontrar nessa vida quem afunde projetos e idéais não é muito difícil, já quem os traga á tona é um tanto raro.
    todavia se tivermos uma segunda chance, nada de parar o trabalho com medo de perder o machado novamente, continuemos a cortar madeira, afinal, o local está "estreito".

    ResponderExcluir
  4. É exatamente isso, amigo (por sinal, vc ainda tá me devendo uma visita na minha nova casa). Profetas sem machado é um problema sério dentro das igrejas. Pior do que isso, ainda são os profetas com machados "cegos", que batem mais do que cortam...A madeira sai machucada e para nada se aproveita depois.
    Que possamos afiar nossos machados também, meu caro. O lugar está mesmo estreito...Como dizem os "pentecostalísticos"...É O ESTREITO!!!!
    PAZ!

    ResponderExcluir
  5. ola pastor a paz do senhor!!!!
    a palavra de domingo foi uma bençao(tremenda).
    que DEUS te abençoe e te der mais graça,mas do que vc ja tem.te amo em cristo jesus.
    eu te digo q pode contar comigo.
    fica na paz.
    ass:marcos

    ResponderExcluir
  6. oie, só pra dizer que eu estou acompanhando.... que historia é essa de casa nova? quero ir tb!!!!beijos

    ResponderExcluir
  7. CONVITE IRRECUSÁVEL!
    Breve estaremos por ai...nada de café(rs), um suco de Cajá bem gelado, aí desce redondo...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ah, o meu machado...ou melhor, Dele! Nesse mundo transloucado de neuroses inefáveis, somos quase que obrigados a ser imperdíveis, triunfar sempre!!! Mas, quando se trata de algo que não é nosso? E ainda, de Deus? Somos marcados a sempre triunfar? O Senhor nunca esperou, espera ou esperará isso de ninguém.(Mensagens fajutas, arrrggg!!!!). Prestemos atenção no que disse o profeta: “Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”. Aprendo algo valioso aqui. A obediência não resulta, necessariamente, em vitórias, embora com sacrifícios gigantes...
    Ouvi isso? - não tem nada a ver!! Espera...No Reino de Deus, obedecer é perder.Neste mundo é ganhar. Por quê? Quando obedecemos a nós, a tendência é distanciarmos de Deus. Para o mundo, é ganho puro. Para nós (isso mesmo!), PERCA. Jesus perdeu. Vixe!!!! Se Jesus tivesse obedecido a si, em sua cidade, teria pregado, curado, feito milagres extraordinários, até todos - ou alguns gatos pingados..., se converterem - olha o ego saltando à pele...Mas não, ele decidiu obedecer, custe o que custar.Perdeu. Mas ganhou do fracasso, da carne, do diabo. Mas nós, simples mortais, não somos Jesus (que alívio...). Mesmo assim, aprendamos, persistamos, exemplificadamente, como Ele. Com perdas ou não.Estou numa luta ferrenha, porém, não vou desistir.(Fl 3.14)
    Abraço meu pastor, Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  10. Uauuu...Fantástico querido amigo Emerson!
    Captaste a essência. Isso prova a nossa sintonia. Parabéns pelo comentário!
    PAZ!

    ResponderExcluir
  11. Querido do meu coração...
    Ficou lindo o novo visual do blog.
    Parabéns
    Abraço de urso
    Paz e graça sempre

    ResponderExcluir