Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Por que nos sobreveio isso?



Juízes 6.12-13

Somos constantemente atingidos por problemas dos mais diferentes modos. Problemas de ordem financeira, emocional, de saúde, espirituais, diversas causas para as mesmas aflições humanas. São dívidas que nos impedem de adorar ao Senhor. Sentimentos não correspondidos que geram conflitos e complexos de inferioridade. Enfermidades a produzir desespero e angústia. Opressões e pressões espirituais que não deixam a vítima descansar.
Diante de tudo isso, brota da mente uma pergunta: Por que isso acontece? Se Deus está conosco, onde Ele está? Onde eu o encontro? Como eu acho Deus? Para alguns, a resposta é fácil. Vou encontrar nas igrejas. Nos templos suntuosos, com púlpitos de mármore e chão de granito, Ele estará. Nos palcos dos shows da fé iremos encontrá-lo. Será mesmo?
Muitos buscam as igrejas pensando dessa forma. Eis a explicação do grande número de pessoas frustradas, desiludidas, desacreditas, sem fé. Vitória financeira não se conquista apenas com oração. Amores proibidos ou platônicos não desaparecem apenas com vigílias e consagrações. Enfermidades nem sempre são curadas por imposição de mãos. Entretanto, muitos pastores e líderes continuam manipulando o povo com falsas promessas de cura e libertação, afirmando, sem um pingo de responsabilidade, que em suas igrejas os fiéis receberão as maravilhosas bençãos vindas dos céus. E alguns ainda bradam aos quatro ventos que esses "milagres e prodígios" acontecem apenas em suas denominações.
A igreja não é solução para os problemas da vida. Pode ser difícil para você ler isso. Afinal de contas, aprendemos o contrário durante muito tempo. É importante saber que a igreja é o lugar do direcionamento. Não sou e nunca serei irresponsável de afirmar categoricamente que dentro da igreja sua vida vai mudar. Há alguns conselhos que posso compartilhar. Isso posso fazer.

1. O Senhor é contigo. Gideão, o personagem do texto acima, ouve essas palavras. Que bom saber que não se está sozinho. O que deve importar de verdade é a presença de Deus. Podemos passar pelas mais diversas dificuldades, mas jamais poderemos reclamar da sua ausência. O dinheiro falta, mas Ele não falta. A saúde não chega, mas Ele chega. O amor não vem, mas Ele vem. Ele está contigo. Pode não restar nada ao teu redor, Ele estará contigo. Pode ninguém te entender. Ele te compreende. Ele está contigo.

2. Você tem um valor. O Anjo chama Gideão de varão valoroso. Gideão tinha valor. Você precisa olhar para dentro de você e se enxergar assim. Quando não nos vemos assim, passamos a viver como dependentes, precisando de alguém para nos colocar de pé, nos ajudar a caminhar, alguém para pôr comida na boquinha. Crianças. Vivemos como crianças, totalmente dependentes. Deus não quer isso para você.

A visão de Gideão estava turva. Minha família é a mais pobre, disse ele. A pobreza não está no gene, Gideão. Você pode mudar esse quadro de miséria. Você pode fazer a diferença dentro da tua casa. Deus libertou o povo no passado, mas hoje nos desamparou, reclamou Gideão. Culpar a Deus pelos seus problemas ou afirmar que sua ausência provoca todas as tragédias é fugir da sua responsabilidade. Deus acaba de falar com Gideão e ele continua se achando desamparado. Ah, Gideão, pára com isso! A coragem de enfrentar o presente é que vai mudar teu futuro. Eu sou o menor da casa de meu pai, continua a se diminuir. Pensamento negativo. Não se veja como o menor da tua casa. Olhe pra você e veja um filho. Na casa do pai não há maiores ou menores. Todos são filhos. Filhos de rei. Príncipes e princesas. Conquiste seu lugar. Lute pelo trono.

3. Gideão teve que enfrentar inúmeros desafios. O desafio financeiro, a batalha sentimental, as limitações físicas, a incredulidade espiritual. Todavia, ele venceu. A igreja não resolverá todos os teus problemas. A tua vitória depende de você. A motivação está dentro de você. O Anjo fala para Gideão: VAI NESSA TUA FORÇA! Vamos, meus amigos. Há uma força que nos impulsiona a lutar. Agindo Deus, quem impedirá? Imagine, então, se você agir também. Ninguém vai segurar você!

Por que nos sobreveio isso? Não sei responder. O modo como vamos enfrentar o que aconteceu, depende de cada um de nós.

Só pela graça,

João Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário