Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Como Deus pode te ajudar?



Baseado em Lucas 13

            Jesus narra que Pilatos estava misturando sangue de galileus nos sacrifícios. Pessoas estavam sendo sacrificadas em cerimônias pagãs. Por que tem gente que sofre mais do que outros? Jesus questiona se os que sofrem são piores do que nós. Ele diz que não. Fala sobre uma tragédia que aconteceu. Uma torre que caiu sobre algumas pessoas. Como tetos de igrejas, marquises, aviões que caem. Vocês acham que essas pessoas são piores do que os que estão vivos hoje? Qual nossa vantagem sobre eles? Os pastores das igrejas que desabam matando os fiéis estariam em pecado?

            Um pai que está na emergência do hospital com seu filho doente é mais pecador do que você? Uma família que esta em falência é menos amada por Deus do que você? Acham que os judeus que morreram no holocausto nazista, ciganos, homossexuais, eram piores do que nós? Os sírios que estão procurando um abrigo no mundo são piores do que nós? Será que você ainda tem essa idéia de que quando uma coisa acontece na sua vida de ruim foi o diabo? Você pensa que gente que morre de bala perdida, em acidente de trânsito, merecem morrer porque chegou a hora delas?
            
           Se você acha isso, eu tenho pena de você. Todos estamos sujeitos a isso e no dia que isso acontecer você não estará preparado. Ninguém é uma ilha. Se cair um ônibus de uma ribanceira e você estiver no ônibus, você vai morrer também com todos os outros. Se um avião explodir com você dentro, você vai morrer também. Se vivemos nesse mundo, é estatístico que um dia seremos assaltados. Se perguntarmos quantas pessoas foram assaltadas na Suíça é diferente do mesmo questionamento aqui no Brasil. O índice de criminalidade é alto. Vivemos conectados com o mundo. Se o nosso mundo está sofrendo, vamos sofrer com o mundo. 
         
         Essa é minha raiva quando vejo um adesivo escrito “Propriedade de Jesus” ou “Foi Deus que me deu”.Isso é escarnecer de quem anda de ônibus. Por que os ônibus não são tão bons como seu carro? As coisas acontecem porque vivemos no mundo que tem maldade e bondade. O mundo não segue em trilhos. Se seguisse, não teríamos liberdade. Estaríamos brincando de marionetes no palco da existência. Cada um de nós escolhe, opta. Nessas escolhas é que coisas ruins podem acontecer. 

          Um tigre não deixa de ser tigre, mas um ser humano pode se desumanizar. Ou seja, um homem pode, devido às suas decisões, mudar. Se não fosse assim, eu não poderia criticar um homem que mata em série, nem elogiar um samaritano que ajuda alguém caído na calçada. Por que eu elogio uma bondade? Porque quem a fez poderia ser mal, mas não. Porque eu rejeito uma maldade? Porque poderia ter sido feito o bem, mas não. Os trilhos da vida não são definitivos. Você escolhe, você decide. É por essa liberdade que um cara embriagado pode matar alguém que está sentado esperando a condução. E a pessoa que estava na calçada nem por isso é mais pecadora do que nós. O acaso existe. Não era pra acontecer, mas aconteceu. 

3.                              Não existem vontade soltas. Quando caiu uma torre na cabeça das pessoas a Bíblia não diz que foi um demônio que empurrou a torre, nem que o horóscopo não estava favorável aos vitimados. Não existe uma energia negativa sobre você. Nem positiva. O universo nos é indiferente. A confluência de Marte com Vênus não influencia em nada sua vida. O universo não quer nem o seu bem nem o seu mal. Os astros não estão nem a favor nem contra ninguém. Não há diferença entre 31 de dezembro de 2016 para 01 de janeiro de 2017. 
    
               O que quero dizer com isso? Vou ser mais direto. Deus não dá câncer pra ninguém. Assim como ele não dá carro, ele não dá câncer. Tribulação é resultado da vida. É impossível viver sem passar por riscos. A gente quer dar uma de espírita, procurando explicação para as coisas. Um dia desses um piloto alemão jogou o avião nos Alpes e matou todo mundo do avião. Todo mundo naquele voo era amaldiçoado por Deus ou estava sobre influência maligna? Deus reuniu todas as pessoas ruins naquele avião porque chegou a hora? Nunca usem essa lógica. Não existe uma premeditação divina para soltar demônios sobre as pessoas para que sofram. Acidentes e tribulações não seguem a lógica de benção e de maldição. Tem pessoas que fazem tudo certo e mesmo assim algumas coisas dão errado porque a vida não é seletiva.

         Nesse contexto, galileus estavam morrendo, caiu uma torre em Siloé e Jesus conta uma parábola. A figueira que não dava fruto. Corte a figueira! O capataz disse não. Pediu pra podar e adubar por mais um ano. Se no ano que vem ainda estiver estéril, cortaria. O dono da propriedade disse tudo bem. Por que Jesus contou isso? Deus não desiste de nós, mesmo quando frustramos as expectativas dele. Mesmo quando o mundo frustra a expectativa de Deus, Ele não desiste. O que cuidava da figueira disse não. Jesus diz pra não cortar. Quando olhamos o mundo nesse perigo total, a mensagem que podemos dizer às pessoas no meio disso tudo é que Deus não desiste de nós! Deus continua dizendo que é possível reverter essa história. Martin Luther King dizia que, para o mal vencer, basta que os bons cruzem os braços. Vamos investir na figueira. Ela pode dar fruto ainda!

2.                  Deus não espera. Deus investe. O senhor do pomar mandou cortar. O capataz pediu pra adubar. Deus não está num lugar remoto, num alto trono, se esbaldando, fora da última galáxia do universo, sentado, olhando o mundo. Deus está intimamente envolvido nas nossas histórias. Ele está extremamente envolvido com quem está sofrendo, com quem levou uma rasteira da vida. Quando o rim ou a vesícula não ajuda, quando o filho não obedece, quando o marido não volta pra casa, Deus investe na sua vida para que a sua vida não desapareça nessa decepção. Ele age. Deus age. E a ação de Deus não é de punição. Ele sabe que somos pó. Deus não é tirano, principalmente com os que sofrem. Ele não empurra pra baixo. O sentido da ressurreição é esse. Ele te dá vida agora. Há vida eterna hoje! Ele é a ressurreição e a vida. Ele quer nos levantar, como aquela figueira que podia ser cortada fora. 

              Rubem Alves dizia: Quando eu tiver perto de morrer, eu quero que as pessoas que me rodeiam conversem comigo honestamente pra que eu possa valorizar os últimos dias e que digam o que de mim vai ficar neles. Jesus chorou diante da morte, mas não evitou o tema. Ele dizia que sua hora estava perto e não ficou em jogo de mentira ou falsas boas expectativas. Tem uma figueira que está em processo de morte e Jesus diz que vai investir nela. Não sei quanto tempo você ainda tem, mas Deus quer investir tudo em você. Deus não espera, Ele age.

3.                Deus vai com a gente até o fim. Você sofreu problemas na vida. Deus não te abandonou. Eu já vi muita coisa na vida. Já vi pessoas perdendo tudo ou ganhando coisas. Casamentos bem sucedidos e que se acabam. Pessoas jovens doentes e velhos saudáveis. Vi pessoas escaparem de afogamentos e outras sucumbirem diante da correnteza. A beleza do evangelho é que Deus não desiste. Deus é o rosto amoroso que nos ouve sempre. Ele nunca vai nos mandar parar de reclamar. Ele vai nos entender. Ele é o que restaura a nossa vida. Ele faz do nosso lamento um baile. Ele vai restaurar as cores da sua vida. A misericórdia divina triunfa sobre a justiça. E eu sou alvo da gentileza celestial.


Só pela graça,

João Victor 


Nenhum comentário:

Postar um comentário