Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de maio de 2011

QUEM É O MELHOR?



Baseado em Eclesiastes, capítulo 9, versículos 1 ao 10.

Passamos a vida inteira nos achando melhores que os outros por sermos EVANGÉLICOS. Não por culpa nossa, mas em virtude do fato de sermos ensinados assim. Então, crescemos com a idéia de que somos "donos do céu", eleitos antes da fundação do mundo, predestinados, escolhidos, povo de Deus, enquanto que os outros mortais são meras "criaturas", sem usufruir dos benefícios restritos aos que dão glórias a Deus e aleluias.

Entretanto, mesmo entre nós, ainda há uns melhores que os outros. Os que não cortam cabelo são melhores porque não danificam o véu. Outros são superiores por usar um véu para cobrir os cabelos que os outros não cortam. Uns estão num patamar mais elevado por se vestirem como "devem", ou seja, sem nenhum tipo de modismos ou extravagância. Outros se acham melhores por poderem se vestirem como querem. Uns acham que são melhores porque são mais "avivados" e falam em outras línguas, não terrenas, mas angelicais e, devido a esse privilégio, estão acima dos que não acreditam nesses idiomas e no "fogo santo" ou nos "mistérios" ou nos "mantos". Quando há milagres, Deus está presente; logo, são melhores. Já as igrejas que não costumam presenciar curas e prodígios são superiores pelo seu tradicionalismo e conservadorismo, vangloriando-se de serem as igrejas da reforma.

Quem é melhor, afinal? O grande sábio Salomão, no texto supracitado, afirma que ninguém é melhor do que ninguém. Nem melhor, nem pior. O que precisamos fazer é sempre estar dispostos a melhorar. Melhorar como pai, como filho, como patrão, como funcionário, como amante (no bom sentido), como servo, como gente. O que fazer então?

1. Reconhecer que somos capazes. Apenas isso. O homem é capaz de coisas incríveis. O homem pode voar e não tem asas. Pode nadar, sem guelras ou nadadeiras. O homem se adapta. Nossos esforços dirão o que seremos no futuro. Nunca devemos nos achar incapazes ou estultos ao ponto de entrarmos num mundo de desânimo e tristeza. Vá em frente. Ninguém é melhor que você. Ninguém é pior que você. Você pode!

2. Estamos vivos. Salomão afirma que é melhor ser um cão vivo do que um leão morto. E como existem leões mortos por aí. Pessoas com tanta capacidade, com tanta força, com tanto a oferecer, transformando-se em carcaças podres e mal-cheirosas que só servem para atrapalhar a vida dos outros. Se alguém se sente assim, é hora de ressuscitar. Reconheça que está vivo. Há sangue correndo em suas veias. Seu pulso ainda pulsa. Para os vivos, segundo Salomão, ainda há esperança.

3. A vida é bela. Pare de reclamar. Reclamamos quando trabalhamos e quando estamos sem trabalhar. Quando produzimos pouco, nos achamos inúteis. Quando produzimos muito, somos sufocados pelos afazeres. Salomão nos aconselha a comer alegremente o pão, beber gostosamente o vinho, gozar a vida com a mulher que ama...Ai, ai. Isso é que é viver bem. Viver feliz.

4. A vida é fugaz, vã, passageira. Um dia, os braços perderão a força. As pernas não correrão mais como antes. Os cabelos, quando não caírem, ficarão brancos. Os olhos se escurecerão. E a vida? A vida passará. E se não nos jogarmos nos braços dela, perderemos a maior oportunidade de todas. A OPORTUNIDADE DE SER FELIZ.

7 comentários:

  1. Toc-Toc-Toc...
    Quem é?
    A maturidade que bate à porta!
    (Linda a forma que você tem se aberto a ela).
    Porque diferentemente do que muitos pensam, ela não está atrelada automaticamente aos anos vividos: conheço os que "apodrecem" e não amadurecem.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O homem como característica inseparável de sua natureza precisa de medalhas, troféus, diplomas, honrarias, elogios, linsoja enfim. Necessita de algo "tangível" para que possa legitimar tal qualidade de ser ou não melhor do que o outro , no entanto tal homem não precisa de tal adjetivo para estar bem ou satisfeito consigo mesmo, mas para mostrar para os outros que é superior, que é capaz. Fazer algo bem feito ou com excelência por si só, não traz como consequência nenhuma honraria de que falei no início. Fazer com que as outras pessoas sintam-se subestimadas, humilhadas, de certa maneira - ai sim nos traz ORGULHO.
    Infelizmente! Estava conversando com o Jociel o fato de um restaurante ter adotado no andar SUPERIOR um espaço só para frequentadores GOSPEL. Atitude de marketing? Talvez!
    Segregação e preconceito deslavado e sórdido. Alude-se a partir disso que o andar superior é o céu - morada de santos e detentores da salvação, separados. Já o andar de baixo on inferno, onde há pecadores e predestinados ao inferno.
    PAZ!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meu querido amigo e pastor. Suas palavras aqui em meu espaço serão sempre bem-vindas...Volte sempre! E mais uma vez, obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Sério mesmo? Já tem restaurante com andar superior pra crente? Jeftael, meu filho...O negócio é sério! Isso, segundo eles, é para que os puros não se misturem com os impuros, nem se assentem na roda, ou no mesmo espaço, dos escarnecedores...Isso é bíblico, não? (ironic mode)

    Vergonha...Vergonha desse povo. Ainda bem que, como eu, você pensa diferente, meu jovem. Vamos divulgar nossas idéias...O mundo precisa conhecer essas outras opções!

    ResponderExcluir
  5. Quem é o melhor? A nossa forma de manusear o leque da vida é que vai definir....adorei postagem!!!

    ResponderExcluir
  6. Manusear o leque da vida...Magnífico!
    Feliz com sua participação, Charliane!
    PAZ!

    ResponderExcluir
  7. PAZ,MEU QUERIDO PASTOR, MUITO BOA A POSTAGEM....

    ResponderExcluir