Total de visualizações de página

domingo, 5 de junho de 2011

30 ANOS DE AIDS. CASTIGO DE DEUS?



Hoje, dia 5 de junho de 2011, faz exatamente 30 anos do primeiro caso registrado de AIDS no mundo. O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, Unaids, informou que o número de novas infecções caiu cerca de 25%, entre 2001 e 2009. O Unaids lançou um relatório em Genebra e Nova York, para marcar os 30 anos da epidemia. O primeiro caso de Aids foi notificado em 5 de junho de 1981. Segundo a agência, 34 milhões de pessoas vivem com o HIV e cerca de 30 milhões perderam a vida, desde o surgimento da doença.
Durante todo esse tempo, os evangélicos consideraram e até hoje vários segmentos consideram a AIDS como um castigo divino sobre o homem. Alguns afirmam categoricamente que o texto da carta de Paulo aos Romanos, no capítulo 1, versículo 27, usado também para combater o homossexualismo, é uma prova concreta de que Deus enviou a AIDS sobre a terra para "recompensar" o homem por toda a torpeza e perversão sexual.
Não quero e nem pretendo fazer julgamento de valores ou ser um arauto da hermenêutica ou da exegese bíblica (nem sei se estou usando os corretos termos teológicos). Contudo, acredito que a Igreja, em todo o seu contexto, precisa se preocupar com alguns assuntos terrenos, ou como costumo chamar, horizontais. Não se vê, com frequencia, campanhas de igrejas para combater a dengue, sobre higiene e saúde bucal ou geral, seminários sobre métodos anticoncepcionais ou outros assuntos bastante relevantes para a vida social.
Claro que para muitos, educar, instruir, orientar, seja apenas um papel das escolas e uma obrigação do governo. Contudo, não podemos de forma alguma querer tapar o sol com a peneira. É sabido que uma grande parte, pasmem, uma grande parte dos jovens evangélicos tem relações sexuais antes do casamento. É errado? Biblicamente sim. O sexo é uma dádiva divina abençoada dentro do matrimônio. Todavia, como vamos instruir esses adolescentes, com hormônios burbulhantes e bombardeados constantemente pela mídia, que joga a todos os momentos em suas mentes as maravilhas do sexo? Como dizer a esses mancebos, que perderam a inocência mais cedo que em tempos antigos, que é pecado, que não pode, que é proibido, se dessa forma as palavras podem soar mais tentadoras ainda?
Há alguns anos atrás, a Igreja Universal do Reino de Deus fez uma campanha de distribuição de preservativos na África do Sul, país com a maior incidência do vírus HIV no mundo. Após os cultos da chamada Terapia do Amor, jovens recebiam camisinhas, como forma de prevenção. Muitos acharam um absurdo, inclusive eu. Hoje me pergunto. Até que ponto a Igreja pode participar dessas campanhas? Como amenizar algo que já é pungente no meio da sociedade cristã? São 30 anos de sofrimentos para milhões e milhões de famílias, evangélicas e não evangélicas. Será que ainda vamos enxergar esses assuntos como tabus, enquanto olhamos para cima? Por que não ensinamos os nossos filhos o caminho que eles devem andar, de forma que não venham se desviar dele? Vamos protegê-los ou entregá-los aos castigos? Por favor, alguém mais capacitado do que eu, me responda. Não tenho ainda respostas para isso!

Preparado para as pedras,

João Victor

5 comentários:

  1. Lembre-se o que sempre falo sobre "Mundo Ideal" e "Mundo Real".
    Também que a lepra era considerada "Açoite de Deus", identificada como uma condenação divina, que a peste bubônica foi vista como tal e ainda hoje em dia, na cabeça de muita gente - com conceitos medievais - doenças têm relação direta com "pecados".
    Isso até o dia que cada um vai envelhecer, adoecer ou morrer seja de que doença for.
    Quanto à questão do "ideal de pureza e castidade" entre os jovens (principalmente) no meio evangélico, pastores, pais e uma meia dúzia de puritanos ainda fazem de conta que está tudo bem e fecham os olhos para a necessidade de uma re-avaliação em todo esse comportamento e sistema de crença.
    Isso é muito sério!
    Duvido que alguma Igreja ou Tele-Evangelista toque nessa ferida e encarem o problema com a mesma ousadia implacável como tratam a causa das lésbicas, gays, bissexuais, etc.
    E não se precisa mais de 2 neurônios e um pouco de honestidade para saber o "porque"!
    Deixa eu parar por aqui.
    Cansado demais dessas atitudes hipócritas!

    ResponderExcluir
  2. Meu pastor,
    Tenho me debruçado nesses questionamentos há algum tempo...Manter esse assunto como "coisas de que não se fala" é simplesmente ser medroso...E não vou mentir...Tenho medo! rsrs
    Também estou cansado, mas paro por aqui, esperando outros comentários!

    ResponderExcluir
  3. Nós, seres humanos e principalmente evangélicos, assassinamos todos os dias a Cristo.
    Essas famigeradas frases de que tudo que acontece de errado é castigo de Deus... Muito fácil imputar a culpa para outra pessoa.
    Não seria diferente com Cristo que é imaculado.
    Atribuímos toda a sorte de males, gripes, dores, epidemias, pandemias ao Castigo Divino.
    Não estamos passando por gripe aviária porque simplesmente é uma patologia que pode ocorrer até nos países mais cristãos, por assim dizer, mas por que pecamos e agora a "mão pesada" de Deus está sobre todos nós. ARGUMENTO PERFEITO! - porém, sem um único fundamento plausível.
    Uns até arriscam a dizer que o Brasil perdeu na copa dos anos anteriores porque foi castigo de Deus (Deus é brasileiro). Em contrapartida arriscaria até dizer que a ciência auxilia à religião pelo fato de que quer provar aquilo que que é atribuído a Deus como culpa.
    Em vez de de Deus como carrasco, temos com a ciência, o argumento mais convincente das mazelas que assolam o nosso país.
    Enquanto ao fato de distribuírem camisinhas e material "informativo" na igrejas, é polêmico - até as mentes mais abertas se fechariam na presente discussão social.
    Uma coisa é distribuir camisinha em shows com todo o aparato carnavalesco, outra bem diferente é distribuir em dias de culto ou ação social.
    Embora todos possam ser devidamente doutrinados, com essa quebra da tabu incitaria aos irmãos a praticarem o ato de fornicação, se valendo com o seguinte argumento: - Sexo antes do casamento é pecado, porém estão distribuindo camisinhas porque é normal e prático ao ser humano. Perderíamos o sentido de posto espiritual(Igreja) para posto de saúde.
    Enfim...
    Pode ser que não concorde comigo.
    Paz!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com vc, meu amigo Jef. Em todos os aspectos. Só quis trazer à tona essa discussão. Nossa preocupação deve ser ensinar o caminho, mostrar a direção e não apenas um mundo imaginário de Alice no País das Maravilhas, mas um mundo Realista, com suas mazelas e dores e onde nós, como igreja, deveríamos nos encaixar nisso tudo. Cuidar do social, não para ganhar almas apenas, mas para cuidar apenas. Já vi reuniões de igrejas onde irmãos sugerem deixar de distribuir sopão com o argumento de que ninguém se converteu...E a fome saciada? Não importa? Tá entendendo, meu amigo, o que eu quis dizer?
    Obrigado pelos seus comentários...Sinto uma alegria imensa de ser e continuar sendo seu pastor!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Entendo o seu desabafo quando diz a frase "estou cansado" em alguns comentários anteriores.
    O humano ele é essencialmente um filtro, que tem o seu prazer na seleção de tudo aquilo que satisfaz o seu próprio umbigo.
    Você prega dia e noite, e ao ver que suas ovelhas estão distantes do aprisco, ou seja, desgarradas... se apavora ao fazer tais perguntas: O que tenho feito? Será que não preguei bem? Será que não prego A VERDADE?
    O fato é que somos sepulcros a enterrar as nossas melhores qualidades e desafiar o ego todos os dias para a satisfação do eu endeusado ao extremamente infinito.
    Então não se desepere quando pensar estar falando grego, uma hora será entendida a mensagem.
    Tentar abrir a mente de uns é o maior desafio,aqueles que se escandalizam até por uma imagem secular, embora indefesa, dentro das igrejas não desenvolveram suas mentes, pois são atrofiadas! Até hoje lembro da belíssima mensagem pregada pelo Pr. Darckson quando dizia que quanto mais procuramos a JUSTIÇA, a lei, O EVANGELHO, mais nos enforcamos(com as minhas palavras). É isso! UFA!
    Paz!
    Até o culto!

    ResponderExcluir