Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Prisões perpétuas e Penas de morte...O que é melhor?



Ontem, em nosso culto de orientação cristã, enquanto falávamos sobre santidade e os processos de santificação pelo qual o nascido de novo passa em sua caminhada, surgiu uma discussão em minha mente. Alguns de meus pensamentos, tenho o costume de guardar, pelo fato de entender que nem todo mundo está preparado para ouvir o que temos a dizer. Entretanto, esse meu questionamento vazou de meus lábios em pleno sermão doutrinário. Até que ponto alguém que cometeu as maiores atrocidades que um ser humano jamais cometeria, como em casos de homicídios triplamente qualificados, sequestros, estupros e outros crimes onde são constatados regimes de crueldade extrema, pode receber direito à liberdade por bom comportamento, fundamentado na hípótese de que esses criminosos tem um "encontro com Deus" e se tornam "evangélicos"? Se Deus perdoa, será que agimos errado quando desejamos que esses espécimes permaneçam enclausurados para nossa maior segurança?
Refletindo sobre isso, analisemos a seguinte questão. Alguém que tem a coragem, digo a covardia, de pegar uma criança de 5 anos de idade, raptá-la, violentar a inocente e indefesa garotinha, sodomizá-la e depois estrangular e retirar-lhe a vida, impiedosamente, tem condições de ser regenerado e viver como qualquer cidadão?
Ah! Mas você pode afirmar: Deus apaga o passado, pastor! Sim, ele apaga! No que tange às infinitas misericórdias do Senhor, o céu pode ainda ser morada de um assassino contumaz, desde que este se arrependa de seus pecados e se converta, não ao cristianismo religioso, mas ao propósito de vida cristão. Agora me respondam: por que, pelo simples fato de alguém com essas características se afirmar cristão, precisamos orar para que saia da cadeia e viva em liberdade? Eu, sinceramente, desejo o contrário. Desejo que pessoas desse naipe mofem na cadeia, crentes ou não. E a prisão perpétua que os pais das inúmeras vítimas vão ter que enfrentar dia e noite, sem conseguir dormir, sem conseguir comer, sem ter forças para viver?
Estou cansado de ouvir testemunho de ex-traficantes, ex-assassinos, ex-bruxos, ex-estupradores, posando de santos e se auto-intitulando pastores, missionários e conferencistas. Coloco-me no lugar da mãe que vê sua filha morta ao ser jogada de um edifício. Coloco-me no lugar de um pai, que vê seu filho ser arrastado pelo asfalto (que Deus nos proteja) enquanto o carro tomado de assalto é acelerado pelas ruas, não importando o que nem quem está gritando do lado de fora. Grito! Meu grito é de revolta. Enquanto as famílias lamentam perpetuamente a perda do ente querido, aqueles que causaram todo o sofrimento viajam de avião pelo mundo inteiro, contando suas obras. É triste. Por que não prisão perpétua para eles? Ou não seria melhor a pena de morte para os que não tem pena diante da morte?
Que eles precisam de Deus, precisam! E muito! E Deus os ama! É a graça! Favor imerecido! Entretanto, se querem mudar, mudem por trás das grades. Mostrem o evangelho para os outros presos. Preguem para os familiares que os vão visitar. Paguem pelos crimes que cometeram. Colham aquilo que plantaram. No céu, o preço já foi pago pelo sangue de Jesus. Aqui na terra, ainda há sangue clamando por justiça. Que a justiça possa ouvir esse clamor.

Só pela graça,

Pr. João Victor

9 comentários:

  1. O peso da pena, e da jutiça mudam quando o filho, o irmão ou amigo criminado são os nossos, lembro-me neste instante do bandido que estava a esquerda de Jesus e dizia:"Salva a ti mesmo e a nós também.", nada disso! Salvar não é tirar da cruz, falhou-pagou, salvação é outros 500...

    ResponderExcluir
  2. Exatamete, amigo Léo!
    O exemplo que devemos tirar é o do outro ladrão (que alguns até o chamam de bom) que reconheceu que merecia estar na cruz. Os que reconhecem os erros, se encontram com Jesus no Paraíso. Perdoar deve ser dessa forma:
    _ JV, perdão, sujei tua camisa de catchup.
    _ Sem problema, te perdôo. Lave a camisa!

    PAz, meu amigo! Continue sempre abrilhantando esse espaço.

    ResponderExcluir
  3. Se queria causar alvoroço conseguiu rsrsrsr é bom, muito bom.
    É tão dificil perdoar pequenas coisas do dia a dia, quanto mais coisas grandes como as citadas no artigo, mesmo uma camisa, as vezes é aquela camisa que tanto gostamos e nem sempre a mancha vai sair, nesse caso o que fazer?
    Só pela misericórdia
    Paz sempre

    ResponderExcluir
  4. interessante o que vc disse ai mas muito profundo só quem sofreu na pele algo de que vc citou sabe a dor que sofre mas DEUS é quem tem poder de perdoar e julgar alguem creio que o homem possa se regenerar sim com relação a perdoar uma pessoa assim só o amor DEUS que da força p alguem perdoar um homem pecador que procede assim mas creio que JESUS veio p os doentes

    ResponderExcluir
  5. Deus veio para os doentes, querida! Acredito na regeneração dessas pessoas. O que fiz foi só um clamor por justiça!

    Seja bem vinda e obg por abrilhantar nosso espaço!

    PAZ!

    ResponderExcluir
  6. Ser cristão também é ser cidadão.Isto é,ter direitos e deveres.Se pratico um ato,responsabilizo-me por ele.No tempo hodierno,a palavra "justiça"(isso mesmo,com aspas!)é motivo de rir,gargalhar,é o "era uma vez"-ou nunca foi...Atentemos para duas óticas:cristã e a humana.A cristã aponta para o amor,perdão,o suportar.A humana,irresignição,intolerãcia com a impunidade;não é justo pedirmos justiça?(talvez devêssemos entregar tudo nas mãos de Deus...).Agora,o crime difere de pecado no âmbito da justiça humana.Se não,vejamos.O crime é ato.Pecado,estado.Deus atenta para o estado,não guardando relação com o ato,pois todos pecaram.Estado humano,justiça divina.Ato humano-adivinhem!-justiça humana(e sem aspas!!).E,se me permitem,nada de "alívio penal por bom comportamento".

    ResponderExcluir
  7. Olá Pr. João Victor.

    O tema é mesmo bastante polêmico & contemporâneo, principalmente frente aos quadros de violência, cada vez mais gritantes.
    Ser telespectador de crimes tão brutais torna-se até “fácil”. Difícil é sermos parte desses delitos que tanto nos fazem sofrer.
    Se verdadeiramente esses criminosos se arrependeram de seus crimes & foram alcançados pela infinita graça de Deus, perceberão que devem REALMENTE pagar pelo crime cometido, ali mesmo onde estão, atrás das grades.
    Se efetivamente tiverem nascido de novo, vão viver e praticar a palavra de Deus, isso não significa que tenham que obter alguma vantagem pelo fato de se dizerem “evangélicos”.

    Deus perdoa, regenera, qualifica, ensina & determina todos que o aceitam de coração, mas perdoar não significa apagar as transgressões do nosso ordenamento jurídico!

    A paz e a graça do Senhor!

    ResponderExcluir
  8. Olá caro Joao, quanta revolta! Alvoroço lhe é peculiar!
    Concordo em parte com seus alvoroços, afinal já dizia Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é burra" Até que ponto compreendemos a regeneração? Por Que um ex-alguma coisa não ser ministro do evangelho?Imagine Saulo... Coitado de nós se ele não ousasse pregar o evangelho! Entendo a sua revolta, alguns usam das suas atrocidades, e verberam com empolgação suas ex(espero assim)deturpações, se promovendo delas. Ai já cabe outro levantamento, a mensagem expositiva de Cristo(que sumiu de alguns lugares),que deveria ser noso foco principal,não testemunhos. Quero crer que seja essa a sua revolta(também me enquadro nisso). Entendo seu desconforto,uma vez que, Deus sara as feridas mas a cicatriz existe.
    I Cor 1:28
    E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são.
    Jesus veio para os doentes, embora nascido em um lar cristão, me sinto tão dependente dele como o estuprador, rogo sua graça como a prostituta,me humilho como a Cananéia diante da mesa com o Mestre,afinal não há nenhum justo sequer.
    Quanto a justiça humana, tem sim de pagar, e se estão soltos, é por que fora pelas autoridades(não julgo se correto ou não) liberados.
    Graça e Paz querido, quero em julho nas férias da faculdade, visitar seu ministério, posso?
    Abraços Pastor!

    ResponderExcluir
  9. Claro que pode meu querido...Uma visita sua seria uma honra!
    Causei alvoroço de novo, né? Ainda bem que compreendeste minha revolta, amado. O problema é o quase esquecimento das mensagens expositivas e a hipervalorização desses testemunhos escabrosos. Quanto ao apóstolo Paulo, de uma certa forma, colheu perseguição, prisões, chicotadas...Não teve uma vida fácil pós-conversão, como muitos desses criminosos. Ah, também não vemos Saulo estuprando criancinhas, queimando-as vivas ou esquartejando mulheres...Também seria contra isso tudo.
    Na verdade, todos somos dependentes da graça. Sem essas misericórdias, nem nós veríamos a Deus!

    Grande abraço e já tava com saudade dos seus comentários sempre concretos.

    ResponderExcluir