Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de maio de 2010

VALE A PENA LER DE NOVO!

Inconformados, porém não desinformados

Por Pr. João Victor

Ás vezes, tenho vontade de sair gritando pelas ruas como forma de protesto. Por mais que eu pareça meio calmo demais, há uma voz interna que me faz sentir um desejo de protestar. Não consigo me conformar. Daí me pergunto: Por que estou inconformado? Eu sei os motivos da minha revolta. Mas será que todos sabem? Será que o espírito protestante não é, na maioria dos casos, "maria vai com as outras"? Será que não somos, de certa forma, alienados?

Vivemos a era da informação. Se olharmos para as ultimas décadas, temos visto os avanços da tecnologia, da ciência, da medicina. A globalização, a nova ordem mundial, os acordos econômicos, tudo isso aproxima os países e principalmente, aproxima as pessoas.

Entretanto, há um paradoxo nisso tudo. A mesma ciência que descobre os genes ainda não conseguiu penetrar no cerce do ser humano. A medicina que consegue transformar o corpo, não consegue transformar o coração, a alma, o espírito. Mesmo com tanta informação, conseguimos conhecer o que as pessoas pensam sobre todos os assuntos, mas não conseguimos nem sequer conhecer a nós mesmos.

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:2

1. Com o que estar inconformados? Que tipo de revolta deve haver dentro de nós? As pessoas usam esse texto para gerar certa aversão a tudo que não é religioso. Uma música secular transforma-se em música diabólica. Um filme que não fala de Jesus é satânico. Um creme dental ou uma maionese torna-se fabricação do inferno. Olhamos para fora, quando deveríamos olhar para dentro. Será que é esse inconformismo a que Paulo está se referindo? O que deve nos inconformar na verdade é isso:

- Corrupção: dinheiro nas meias, dólares na cueca, panetones sortidos de propina.

- Violência moral e física: assaltos, assassinatos, seqüestros, estupros. Vou mais profundo. Falsidade, psicopatia.

- Falso evangelho: falta de amor e de perdão. Crucificamos com mais freqüência do que ressuscitamos. O evangelho do dinheiro, da posição, do palco. Vêem o evangelho como vitrine e não como poder de Deus para transformação. Igreja é negócio, microfone é poder, cargo é status, ministério é emprego.

- Auto-aclamação: Ser apóstolo, ou ser um semi-deus. Pastores que se consideram acima do bem e do mal. O título HOMEM DE DEUS não é bem digerido por essas pessoas.

2. Como transformá-lo? Para curar uma doença é necessário conhecê-la. Saber o que a provoca, conhecer qual o microorganismo responsável. Vacinas nada mais são do que antígenos, doenças colocadas dentro de nós para gerar imunidade. A informação deve gerar imunidade. Meu povo se perde por falta de conhecimento.

Onde está localizada a sua doença? O que a tem provocado? Estamos mais preocupados com a vida dos outros do que com a nossa. Olhe para dentro de você.

- Passamos por desertos, para aprender os caminhos, as rotas. Precisamos aprender com a vida. Não sejamos ALIENS...Deixemos isso para a ficção científica!

Vou continuar falando sobre isso! Infelizmente, ou felizmente, não consigo me calar!

Só pela graça,

5 comentários:

  1. Olá companheiro, ministrei na escola bíblica ontem, acerca de Daniel,Misael,Hananias e Azarias. O mais belo, é que eles não eram ignorantes, pelo contrário,Nabucodonosor mandou chamar jovens sem mácula,formosos,sabios,doutos em ciência,entendidos em conhecimentos, para assistirem a ele. É possível ser informado na sabedoria desse mundo, sem abrir mão dos mistérios e da ciência divina. Eu creio que as ditas "ciências" terrenas, só confirmam a existência do meu Deus! Como conhecer o homem? Bela questão que nunca haverá aqui respostas...
    Lembra Salomão? Enganoso é o coração mais do que todas as coisas. Quantos embaraços estamos sujeitos diariamente e por vezes tropeçamos em nós mesmos... Meu Deus quanto mistério! Infelizmente perdemos muito tempo em questões até necessárias, mas sem tanta importância assim...
    Muitos são abitolados em supertições,dogmas,amuletos e por ai vai...
    Mas que diferença há naquele que ouve música dita "satânica", daquele que fala mal de todos? Linguarudo,caluniador,derrubadores de ministérios,destruidores de sonhos? Por vezes nos atemos a isso, achamos que pecado é somente roubar,adulterar etc.Sem falar dos podres no alto escalão eclesiático(até aqui em Fortaleza,não precisamos ir longe-acho que falei demais-).Esses deveriam ser "disciplinados" e repreendidos tanto como os tais. Costumo falar: Como um bêbado leva o outro?
    Como um aleijado ajudará outrém a andar...
    Olhar para nós companheiro curaria muitas feridas e exterminaria vários vírus...
    Tenho aprendido a fazê-lo diariamente, assim posso "injetar a vacina" naqueles que precisam, principalmente a juventude que me ouve.
    Abraços amigo,
    Embora o grito pareça solitário, sempre haverá um ecooooooooooooo!!!!!!!!
    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  2. Grande Anderson...Você sempre consegue captar o âmago das questões! Passamos muito tempo olhando a vida dos outros, das outras igrejas, das outras religiões. Precisamos de uma nova reforma! Acho que por aqui, amigo, ainda seremos gritos solitários no deserto dos blogueiros. Os que precisam ler o que escrevemos são "bons" demais para perder tempo com a leitura de neófitos!
    Obrigado pela ajuda!
    PAZ!

    ResponderExcluir
  3. Querido pastor, considero a "doença espiritual" como a pior de todas, como tirar de dentro do ser humano as suas "verdades". Perdemos muito tempo questionando, criticando, olhando a vida alheia, mas só aprendemos até hoje a agir dessa forma. E como é dificil mudar, e não basta só querer. Querer não é poder, querer com atitude é poder. É mais fácil criticar aos outros do que a nós mesmos, é mais fácil resolver os problemas dos outros do que os nossos.
    Temos que vigiar e orar continuamente como manda a palavra.
    Qual a diferença de quem "molha" a mão do guarda de trânsito, para não receber uma multa mais pesada e ganhar alguns pontos na carteira, daquele que esconde dinheiro nas meias?
    Fácil criticar né, dificil olhar para "o nosso próprio umbigo".
    Desejo a todos inclusive a eu mesma vigiar, orar, jejuar e aplicar mais a palavra de Deus nas nossas vidas.
    Paz a todos

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente contigo, amiga Tati. Infelizmente, não pude conversar melhor com vc naquele dia, mas espero que tenhamos outras oportunidades...
    Enfim, furar fila, estacionar em vagas para deficientes, "comprar" fichas em postos de saúde, colar em provas (sejam elas quais forem), além de "molhar" a mão de policiais, como vc falou, são mazelas sociais. Dá muita raiva!

    Vamos continuar caminhando...Pelo caminho estreito, de preferência!

    ResponderExcluir
  5. Axo que re-conheço esse 'título'(rs).
    Como disse outra vez ao ler,matérias como essa me sinto menos só, o dia que você dicidir correr por aí gritando sua revolta, faça o favor de me convidar, duas vozes gritam melhor que uma(não tenho a vossa afinação...),mas tenho gó-gó.
    Tanta coisa deveria 'inconformar', entretando os desinformados, e conformados com a desinformação, nutrem-se de questiunculas religiosas, e um tantão de outras bobagens evangelicais, que mais deformam que qualquer outra coisa.
    Se você postar mais disso eu comento mais isso...

    ResponderExcluir