Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sessão Esboços de Mensagens


Sermão pregado na Igreja Batista Vale de Benção Henrique Jorge, Fortaleza-CE em 10/04/2011, por Pr. João Victor

A porção dobrada
2 Reis 2:1-11
Elias foi realmente um profeta especial. Seus milagres, sua obra, seu caráter, seu ministério, sua fidelidade, todas essas características foram aprovadas por Deus e lhe foi conferido o privilégio de não passar pela experiência da morte. Isso, Elias não morreu. Foi conduzido em triunfo para o céu.
Entretanto, essa sua partida milagrosa não foi especial apenas para o próprio. Eliseu recebeu uma missão. Elias sai de cena para que Eliseu inicie seu percurso nas Escrituras Sagradas. O mestre Elias deixa algumas lições para os seus discípulos. Aprendamos hoje essas lições.
1. Eliseu aprendeu a lição do companheirismo. Eliseu disse a Elias: Eu não te deixarei. Quando alguém é importante para nós, apesar dos obstáculos, adversidades, defeitos, falhas, nós não conseguimos deixá-lo. São os 3 jovens que vão à fornalha unidos. É uma Rute que não abandona Noemi. É um Jonatas que firma uma amizade indestrutível com Davi.

- Todos nós precisamos de alguém com quem contar. Alguém pra estar ao nosso lado. Não poderemos viver sozinhos.
- Quando não encontrares ninguém, saiba que Jesus estará disposto a percorrer os mais terríveis caminhos ao seu lado.

2. Eliseu aprendeu a lição do segredo. Todos os outros filhos de profetas começaram a conversar a respeito do possível arrebatamento de Elias. Eliseu sabia que isso aconteceria, mas falou a todos: Calai-vos. Há coisas maravilhosas que estão pra acontecer na sua vida. Você sabe que isso vai acontecer, mas espere um pouco.
- Cale-se. Não é hora de contar a todos o que ainda não aconteceu. Mesmo que você tenha fé que vai acontecer, deixa acontecer.
- Enquanto os outros espalhavam a notícia, Eliseu pedia segredo.

3. Elias e Eliseu estão diante do Jordão. O rio que representava a entrada da Terra Prometida. O ponto final do Êxodo, o fim do percurso do deserto. Os outros pararam de longe. Eles chegaram ao Jordão. Eliseu aprendeu a lição da perseverança.
- Podem todos os outros observar de longe, você precisa chegar até o fim. Só quem chega até o fim vê o milagre acontecer.
4. As águas se abriram. Passaram Elias e Eliseu a pé enxuto. Elias não faz uma pergunta a Eliseu. Elias faz uma promessa. Eliseu aprendeu a lição da petição. O que queres que eu faça antes de ser tomado a ti. Eliseu não pediu bens materiais. Não pediu uma Santa Fé, mas algo que o fizesse ter uma fé santa. Não pediu uma mansão, mas algo que lhe desse a oportunidade de ser um refúgio para os aflitos. Eliseu pediu algo espiritual. Algo que o preenchesse, que fechasse a lacuna do seu coração.
- Peça ao Senhor hoje o que pode ser eterno. Não peça coisas efêmeras ou passageiras. Peça algo que vai ficar pra sempre dentro de você. Essa promessa será cumprida!
5. Eliseu pediu porção dobrada do espírito de Elias. Para alguns, pode parecer um pedido de invejoso ou de orgulhoso. Mas definitivamente não foi essa a intenção de Eliseu. A unção não seria para exibição, mas para cumprir um chamado. Eliseu aprendeu a lição da responsabilidade.
- Não queira aparecer. Seja responsável. Isso basta! Eliseu queria uma aliança mais forte com Elias. A aliança da capa, da liderança. Eliseu entendeu o que era ser líder.
6. Elias concederia o pedido, desde que Eliseu ficasse atento ao momento do arrebatamento. Eliseu aprendeu a lição da espera. Devemos esperar a vinda de Cristo com atenção. Sem perder o foco, sem desviar a atenção.
ESTEJA ATENTO...ELE VIRÁ NOS BUSCAR!

2 comentários: