Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Há um Consolador!



[João 14.16]“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”.

Consolo na praia
Carlos Drummond de Andrade

Vamos, não chores.
A infância está perdida.
A mocidade está perdida.
Mas a vida não se perdeu.

O primeiro amor passou.
O segundo amor passou.
O terceiro amor passou.
Mas o coração continua.

Perdeste o melhor amigo.
Não tentaste qualquer viagem.
Não possuis carro, navio, terra.
Mas tens um cão.

Algumas palavras duras,
em voz mansa, te golpearam.
Nunca, nunca cicatrizam.
Mas, e o humour?

A injustiça não se resolve.
À sombra do mundo errado
murmuraste um protesto tímido.
Mas virão outros.

Tudo somado, devias
precipitar-te, de vez, nas águas.
Estás nu na areia, no vento...
Dorme, meu filho.

Há algumas músicas que servem de estímulo para o suicídio. O compositor Ozzy Osbourne na sua canção "Suicide Solution" - "Solução no Suicídio" diz: "O suicídio é o único caminho para a liberdade." Na canção "Suicide's Alternative" - "Alternativa do Suicida" ouvimos: "Eu estou cansado da vida - ela é insuportável. Eu estou deprimido e cansado - ninguém tem nada a ver com isto. Eu estou repugnante comigo mesmo - eu não quero viver. A vida me encheu - já está na hora de morrer. Suicídio - eis a saída." "Sacrifique a vida e cometa o suicídio. Fazendo isto em nome de satanás, você ficará imortal como ele." - Estas são as palavras de uma canção do "Heavy Metal" dedicada a satanás. Kurt Cobain, o idolatrado vocalista do Nirvana, cometeu suicídio, estimulando vários fãs no mundo interio a fazer o mesmo. Grandes artistas, mesmo com toda a fama e sucesso, abandonam a vida dessa maneira trágica.
Por que as pessoas têm preferido cair nos braços da morte a lutar pela vida? O motivo principal de tantos suicídios e de tantas pessoas que abandonam seus sonhos, seus projetos, virando as costas até para as promessas de Deus em suas vidas é que chega um instante em que se deparam sem esperança e as lágrimas sobrepujam a vontade de viver.
Entretanto, Jesus nos fala hoje que não devemos jogar a toalha. Há um motivo especial para ainda acreditarmos. Há uma razão para sorrir. Existe algo que é capaz de preencher todo e qualquer vazio existencial. Ainda há uma esperança.

1. Jesus diz: eu rogarei ao Pai. É o pedido do filho ao Pai. Um pedido irrecusável. Quando não conseguimos mais orar, Ele ora por nós. Quando não há mais saída, Ele abre o mar. Quando a morte é inevitável, Ele é a cura. Jesus disse que rogaria ao Pai. Creia! Vem resposta por aí.

Famílias precisam de um consolo. Mães que perderam seus filhos para a criminalidade. Esposas que perderam seus maridos para a prostituição. Filhos que perderam o convívio com os pais. Há uma promessa de Deus para todos!

2. Ele vos dará outro Consolador. Não um consolador que te decepcione, mas um que te dê apoio. Não um consolador que apenas te estenda a mão, mas um que te carregue nos braços. Não um consolador que apenas te mostre o caminho, mas um que ande contigo. Se subires ao céu, lá ele estará. Se estiveres no mais profundo abismo, estará também. Se tomares as asas da alvorada e te detiveres nos confins dos mares, ainda lá a mão do consolador haverá de te guiar...Salmo 139. Se perdeste alguém que te consolava, Deus te dá outro Consolador. Não ficarás sozinho.

Além disso, é importante frisar que não será um Consolador temporário. Não é um paliativo. É a cura. Não é um analgésico para um paciente terminal. É o restabelecimento da saúde. Não é um alívio temporário. É a felicidade eterna.

3. Ele estará para sempre conosco. Não será algo provisório. É pra sempre. Quando acabar esta vida, a alegria continuará nos céus. Ver Elias e a viúva de Sarepta (1 Reis 17.14). Nunca mais faltou farinha na panela, nem azeite na botija, até que o Senhor fizesse chover sobre a terra. Vai chegar o tempo da chuva, mas enquanto ainda tu caminhas no deserto, a coluna de nuvem te protegerá do sol, e a coluna de fogo te aquecerá durante a noite.

Se o Consolador estará para sempre contigo, esse é mais um motivo para não desistir. Uma tribo de índios americanos tem um velho ditado que diz: “Quando você nasceu, você chorou e o mundo se alegrou. Viva sua vida de tal maneira que, quando você morrer, o mundo chore e você se regozije.” Desistindo de tudo, o mundo continuará seu fluxo, enquanto você ficará de espectador da vitória alheia. Seja forte! O Consolador estará para sempre com você.

4. O Consolador tem um nome. Ele se chama Espírito da verdade. Para que Deus faça morada no teu coração, a verdade deve prevalecer. Exponha a verdade. Reconheça a verdade. Enganar-se, mentir pra si mesmo não resolverá o quadro de solidão que inebria o teu coração. Fingir-se ser suficientemente capaz de solucionar sua carência espiritual sozinho é estar abdicando da chance de encontrar única e verdadeira saída.

Só existe um que pode te consolar. O mundo não pode receber isso e por essa razão se destrói. Você vê. Você conhece. Não precisa mais procurar. A solução está aqui! O Consolador quer mudar tua vida! Não resta muito tempo! É hora de agarrar a oportunidade! Não a deixe escapar. O Espírito Santo te ensinará todas as coisas e te fará lembrar, não das tragédias da vida, mas daquilo que pode te dar esperança. Que Deus, em Cristo, nos abençoe! Amém!

Só pela graça,

João Victor

3 comentários:

  1. Imediatamente ao ler esse texto me vem a mente o conceito de responsabilidade e de comunhão. Muitos chegam para as pessoas que professam sua fé em Cristo e PEDEM uma Palavra, como que dissessem: - Fale-me de Jesus, eu preciso Dele, Dê-me uma palavra... nossa responsabilidade é dar a Palavra que vivifica, porém algumas vezes nós é que precisamos dessa Palavra. Eis que surge a comunhão.
    Quando alguém nos pede uma Palavra e não estamos em comunhão, isso também é atribuído a nós a responsabilidade. Nem sempre estamos constantes em comunhão. Vai chegar o momento de alguém chegar para ti ou para mim e eu vou estar com a mente contemplativa- o que inibe a possibilidade de dar a Palavra. É interessante que também várias pessoas recorrem a esses tais gurus distribuidores da Palavra, quando estão muito necessitados e a vida destroçada.
    Funciona nos dias de hoje uma espécie de mercadoria, quase que câmbio em relação às Escrituras-não se fala mais em pagar o "preço", não digo nem pagar o preço, mas recusar o nosso próprio eu, egocentrismo, antropocentrismo, a divinização do ser puro e simplesmente ser.

    Comunhão é primordial - mas falo de comunhão em um sentido mais abrangente, não só orar, ler às Escrituras e jejuar ou congregar com os irmãos.
    Comunhão na vida em todos os âmbitos.
    Não adianta nada eu orar e estar incondizente aos preceitos da Bíblia.

    A responsabilidade é nossa de sermos constantes em relação, também, às nossas próprias convicções e a nossa missão enquanto cristãos.
    Paz! Viajei?

    ResponderExcluir
  2. Viajou sim, mas isso foi maravilhoso! É excelente quando vejo, amigo Jef, jovens como vc crescendo de uma maneira tão agradável. Nunca deixe de pegar o passaporte aqui nesse espaço e viajar...Acrescentar posicionamentos e idéias é sempre propício. E vc tem feito isso com maestria.

    Estejamos sempre dispostos a confortar, consolar, mas também a exortar e criticar.

    Falaste bem, precisamos de comunhão! Havendo isso, multidões de conflitos seriam sanados!

    PAZ!

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz em poder aprender neste espaço de compartilhamento de ideias, antes de qualquer outra coisa.
    Agradeço a você por ser INCITADOR DO PENSAR, aguçando, incentivando, aconselhando a crescer espiritualmente, mentalmente e humanamente.
    PAZ!

    ResponderExcluir