Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de abril de 2010

Descendo...descendo...descendo? Eu?


A multidão estava agitada. Um certo homem de Nazaré caminhava pelas vias apertadas de Jericó. Sim, Jericó. Suas muralhas caíram após trombetas e gritos de guerra. Hoje, os gritos são de euforia. O homem dos milagres passeia pela cidade. Ele é o novo popstar. É o nome mais comentado. No Google, com arquivos ainda em papiro, pergaminhos e pedras, é o mais procurado. A curiosidade era geral.
De repente, vem-me à mente uma idéia. Afinal de contas, sou um homem criativo. Consigo fazer com que as pessoas paguem mais impostos do que devem. Consigo lucrar com meu jeitinho brasileiro, mesmo tendo nascido no Oriente. Sou um publicano. E daí. Sou inteligente. Vou evitar esse aglomerado de "gentinha". Não vou me misturar com eles. Quer saber? Vou subir em uma árvore e assistir de camarote o desfile.
Será que ele é um mágico? Será que é um farsante? Quem será? Preciso vê-lo. Tenho que vê-lo. Como não inventaram ainda o helicóptero, a árvore é uma forma de enxergá-lo de cima. Enquanto todos se apertam, estarei por cima. Eu sou realmente um gênio. Na verdade, aquele povo ali embaixo me odeia. Se eu descer, eles acabam comigo. Não me sinto muito confortável, mas, como só quero olhar pra ele, aqui tá bom.
Ele está vindo! Por que meu coração está acelerado? Ele é só um homem. Puxa, nunca me senti desse jeito. Acho que esqueci de tomar o Captopril. Ah! Foi isso. Sabia que tava me esquecendo de algo. Ainda bem que tenho um comprimido aqui no bolso. Pronto! Debaixo da língua. A pressão vai descer. Hum...Acho que não tá resolvendo. Ele está mais perto!
Ele olhou pra mim! Que vergonha! Pensei que ninguém ia me notar. Quem, eu? Descer? O Senhor quer ir à minha casa? Mas...mas...Por que? Por que eu? Acho que sei. Esse homem não é um mágico. Um farsante, muito menos. Um artista, também não. Ele quer ir lá em casa porque me conhece. Sabe que eu preciso mudar. Sabe que eu sempre quis subir na vida. Contudo, chegou a hora de descer. Descer para uma transformação. Algo dentro de mim grita dizendo: "Hoje vai entrar a salvação na minha casa". Então não vou perder tempo! JAMAIS ESQUECEREI DESTE DIA!
Espero que, lá pras bandas do século XXI, alguém tenha a idéia de escrever uma música sobre a minha história. Mas que seja enfatizado o modo como eu desci. Tomara que esqueçam da forma como eu subi. E que cantem assim: Como Zaqueu, quero descer...

OBS: Século XXI
Ao publicano Zaqueu,

Perdão, Zaqueu. Não saiu como você planejou. Hoje as pessoas preferem subir. Nos seus aviões ultramodernos, nos seus cargos eclesiásticos, nos seus próprios interesses. Soube que você restituiu aquilo que você roubou. Essa prática não vingou aqui no nosso século. Eles roubam, mas não devolvem. Incrível né? O pior é que ainda falam, querido Zaqueu, cantam pedindo pra Jesus, sim, aquele mesmo que jantou com você, entrar na casa deles. Qual será o Jesus que eles tem recebido? Acho que é diferente daquele que fez você descer. Eles querem subir, mas não querem descer. Preferem a vista panorâmica das árvores. Triste, não é?
Pra falar a verdade, amigo, Jesus é o mesmo. Acho que os Zaqueus é que são diferentes!
Abraços saudosos. Vejo você na glória!

Só pela graça,

Pr. João Victor

4 comentários:

  1. Essa criatividade...Rsrs...
    Que expectativa!Essa de Zaquel...encontar Jesus...
    Vejam só a que ponto a graça chega,Jesus que sempre viu Zaquel de cima para baixo, agora o vê de baixo para cima,pôs-se um degrau 'a-baixo' do homem, para assim o alcança-lo.
    O grande problema é que o 'homens-religions'(do séc. XXI), agora que estar por cima, sempre, e se um sobe num sicômoro, o outro sobe num pinheiro,se fosse eu descia(...como Zaquel), porque certamente 'cair'vai ser bem pior.

    ResponderExcluir
  2. Realmente...Essas tentações, meu amigo, de pináculos de templos ou de topos de montanhas são muito perigosas. Prefiro ficar aqui, no nível do mar mesmo! O máximo risco que temos é de uns tropeções. rerere!
    Abraço amigo, e obrigado por abrilhantar sempre meu blog com seus comentários.

    ResponderExcluir
  3. Belo meu caro, também estou a preparar um post sobre o mesmo assunto, parece-me que não importa mais que diminuamos e que o Mestre cresça nas nossas vidas, o egoísmo e o binômio fama-dinheiro, têm sido a rigor de alguns, as únicas fontes e esperanças na vida, não olhando para o alto, que um dia Jesus DESCERÁ a nos buscar, humildemente Ele DESCEU e se entregou por nós, DESCEU foi simples desde a mangedoura no seu nascimento, e hoje o que vemos? O inverso, será que alguns são melhores que Ele?
    Fazer o que, sejamos meus caros como um beija-flor, na famosa metáfora do incêndio em que ele faz sua quase insignificante parte, para apagá-lo.
    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, amigo Anderson. Vamos tentar apagar esse incêndio!
    PAZ!

    ResponderExcluir