Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de abril de 2010

Jó...Ele tinha uma certeza!



Falar de Jó é sempre um desafio. Como entender o fato de um homem reto, íntegro, temente a Deus e que se desviava do mal, segundo o próprio Criador, sofrer tanto assim na vida? As perdas materiais, tudo bem, são comuns. Empresas entram em falência todos os dias. Todavia, o modo como tudo aconteceu foi estranho. E o que dizer da perda dos filhos? Que tragédia! Sou pai e não gosto nem de imaginar essa situação. Jó não perdeu apenas as propriedades. Perdera sua posteridade. A perpetuação do sangue de Jó estava sobremaneira prejudicada. Mas por que?
Jó colheu aquilo que não plantou! Nos dias onde "pregadores" insistem no evangelho das sementes, Jó se torna um ser que precisa ser esquecido, apagado da história. Ele merecia tudo aquilo? Quem merece?
Tsunamis devastaram a Indonésia. Ouvi alguns falarem em castigo de Deus. Que absurdo! Terremoto no Haiti! Sabem o que os "SUPER-ESPIRITUAIS" ousaram dizer? A terra tremeu porque o país era consagrado a Satanás. Tenho raiva desses indigitados (aprendi com o meu mestre essa expressão). Espiritualizam tudo, enxergando um "Deus" com um chicote na mão. Ou será que ainda estão sob influência da mitologia, crendo num Zeus arremessando raios para castigar os humanos?
O sofrimento no Rio, mais especificadamente em Niterói, onde pais perderam os filhos e filhos perderam pais e irmãos, me fez lembrar de Jó. Embaixo dos escombros estavam ou estão ainda, muito provavelmente, homens retos, íntegros, tementes a Deus e que se desviavam do mal. O que eles fizeram pra merecer isso? Com que argumentos Deus os puniu? Na verdade, Deus não puniu. Na verdade, eles não mereciam isso.
O que provocou então aquele trágico deslizamento? Questões geográficas? Há um forte indício disso. Crescimento desordenado das favelas? É um argumento aceitável. Irresponsabilidade dos políticos? Bem provável. Tudo é provável, mas só há uma certeza.
Jó perdeu bens materiais, filhos, a esposa, os amigos. Contudo, ELE TINHA UMA CERTEZA:
"EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE E POR FIM SE LEVANTARÁ SOBRE A TERRA". Aos que perderam tudo, no Rio, em Fortaleza ou na vida: NÃO PERCAM ESSA CERTEZA! ISSO NOS MANTÉM DE PÉ!

Só pela graça,

Pr. João Victor

Um comentário:

  1. Caríssimo Dr. João Vi-C-tor!
    Nada como o tempo, para abrir os olhos...
    Um dia - ninguém precisa desejar isso, é inevitável - esse pessoal do "triunfalismo cego" e "misticismo barato" vai perceber que o carro deles bate, a esposa fica doente, Deus os livre perder filhos, ou serem envolvidos nalgum outro tipo de desastre natural (note bem natural) e ai...
    Bom, eles - espero eu - chegarão à conclusão que estar gripado ou contrair algum tipo de doença infecto-contagiosa, não tem muita relação com "estar endemoninhado", ou que um rio transbordar não tem nada a ver com retaliação do inferno contra um povo, e por ai vai...
    Acho mesmo que, de cara, dá prá pensar em 2 coisas infinitas no mundo físico: A vastidão do Universo e a Burrice desse povo!!!

    ResponderExcluir