Total de visualizações de página

domingo, 28 de março de 2010

As fases da nova vida.


Há uma fronteira entre as fases de nossa caminhada cristã. Procuramos, em nossas aulas de discipulado, passar um bom alicerce para nossos catecúmenos. Ensinamos os fundamentos da vida cristã. E como isso é importante para a caminhada que se inicia. Afinal de contas, como já dizia Piaget, o ser humano desenvolve a sua intuição entre os 2 e 7 anos de idade. É a fase da percepção do mundo ao redor e da “perigosa” imitação das ações e personalidades. Ou seja, os novos convertidos nos imitam. Somos exemplos a serem seguidos. Que responsabilidade!
O primeiro amor, como por alguns é chamada essa fase, é lotado de dúvidas. Porém, também é repleta de imagens coloridas a respeito da caminhada cristã. Tudo é maravilhoso! Como é bom ser crente!
Antes que todos pensem que iniciarei uma sessão terrorista e assustadora, procurarei explicar as outras fases. Há uma fase intermediária, após o batismo, onde as tentações começam a ser mais evidentes. É uma fase arriscada, onde alguns tropeçam e desistem. Contudo, nesse período, evangelizamos muito, defendemos muito aquilo que cremos, nos sentimos fortes. Pensamos estar munidos de todas as armas para enfrentar as batalhas.
Só que não fomos ensinados a perder. Eis o perigo. Prega-se por aí que derrota não é coisa de cristão. Então começamos a passar por crises espirituais. Os espinhos no caminho parecem ser mais notórios. É o deserto que surge para promover nossa maturidade cristã. É a hora de reconhecer que ainda há o que melhorar. O sábio apóstolo Paulo afirma: não alcancei ainda. Temos ainda muito que crescer.
Após este reconhecimento, devemos nos encorajar para alcançar a maturidade. Como fazer isso? Lembram-se dos exemplos? Bons e maus exemplos nos servem de parâmetro para adquirir maturidade suficiente. Em quem me basear? Paulo fala sobre os filipenses serem seus imitadores. Imitar em que o apóstolo Paulo? Aí vão alguns exemplos.

1. Esquecer das coisas que para trás ficam. Não guardar lembranças más. Não rebobinar a fita que já rolou.

2. Avançar para as coisas que estão à sua frente. Esperar caminhando. Não parar de avançar. Espera não significa estagnação. Vá em frente. Continue a lutar.

3. Prosseguir para o alvo. Há uma meta a ser alcançada. Você realmente sabe o que você quer da sua vida? Você sabe aonde você quer chegar?

Medite e reflita. Em outra oportunidade, falarei mais a respeito disso

Só pela graça,

Pr. João Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário