Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de março de 2010

Uma das minhas primeiras mensagens...

Mensagem Culto de Doutrina Dia 1/6/06
Estudo Carta aos Filipenses
Filipenses 1.12-26
Os Benefícios da Prisão

Estar encarcerado não deve ser uma situação muito boa. Deve ser difícil acordar e não poder ver o sol nascer. A solidão sentida pela ausência dos parentes, dos amigos, uma vida enclausurada entre quatro paredes, deve ser sentida com profunda dor e remorso. Há aqueles que até se acostumam a viver por trás das grades, mas ao perguntarmos a eles qual o maior desejo de suas vidas, certamente diriam ser a liberdade.
Liberdade, entretanto, não é uma palavra que indique falta de limites. Ser verdadeiramente livre é não ser impedido de exercer alguma atividade que a sociedade encare como normal. É ter direito de ir e vir, fazendo isso de forma a não causar prejuízo ao todo.
Ao entendermos que estar preso não é um estado agradável, podemos perceber que Paulo não estava totalmente realizado com a prisão. Ninguém gosta de estar aprisionado. Porém, o apóstolo nos ensina a extrair o lado bom de todas as situações. Podem ser as mais adversas, mas podemos transformá-las. Podem ser momentos de pedras, mas transformaremo-las em degraus. Podem ser momentos de dor, mas tornaremo-los em prazer. Podem ser momentos de tortura, mas transformaremo-los em gritos de glória e aleluia!

Tudo o que acontece de ruim tem um motivo alegre. Aproveite-o!
Era ruim ter que ir pra fornalha, mas foi bom ter Jesus ao lado
Era ruim ter que mergulhar num rio sujo, mas foi bom ficar curado
Era ruim ter que fazer um bolo pro profeta com o resto de farinha e azeite que sobrou, mas foi bom não ter mais que passar necessidade.
Era ruim ter que sacrificar o próprio filho, mas foi bom quando Deus mandou o Cordeiro.
Quando o Cordeiro chega transforma as lágrimas em alegria!
Para a mulher do fluxo de sangue, a doença lhe levou à salvação.
Para a mulher samaritana, a sede lhe trouxe à água viva.
Para Maria Madalena, o pecado lhe trouxe à redenção.
Para o Cego, a escuridão lhe trouxe à luz.
A situação não é tão ruim como você pensa! Tem o lado bom!
Nos momentos difíceis é que Jesus nos carrega nos braços!
Para Paulo a prisão trouxe vários benefícios:
1. A prisão contribuiu para o progresso do evangelho
Quando o crente passa luta, ele chama atenção. Seu modo de agir no meio das tribulações não foge aos olhos dos curiosos. Eles vão querer saber o porquê. E você vai dizer: Estou sendo provado e vou ser aprovado! Aqueles que te vêem nesse momento difícil vão olhar pra ti e dizer: pra estar assim, só o poder de Deus na vida! Você vai ter do que falar. Vai ter testemunhos!
Nossa maior pregação é a nossa vida! Quando o inimigo pensa que te destruiu, ele está te levando pra mais perto de Deus! Paulo diz que até os guardas começaram a ser tocados pelo testemunho de suas algemas.
A tribulação vai fazer com que até os que te prendem se voltem pra Deus!
Paulo afirma que o evangelho progrediu devido a duas circunstâncias.

1. Sua prisão estimulou os outros irmãos a pregar o evangelho com mais ousadia. Aqueles que temiam a reação provocada pela palavra nas pessoas, tiveram mais determinação e intrepidez no cumprimento do IDE de Jesus. O momento difícil não deve nos abater, mas nos estimular a prosseguir!
2. Alguns começaram a pregar por causa da inveja! Diziam, talvez: Paulo foi preso e ficou famoso! Vou fazer o mesmo e ficar famoso também! Outros talvez, disseram: É pra provocar guerra contra os não cristãos! Aprendemos algo importante: a visão doutrinária pode ser diferente, mas o importante é que seja pregada a Verdadeira Mensagem, sem distorções ou falsos ensinamentos! Que nos importa se este prega por amor as almas e outro por amor ao dinheiro: Deus é quem conhece o coração e quem transforma é a Palavra! Não é o vaso, quem salva é o oleiro!

2. A prisão aumenta a vontade de orar!
Paulo diz que estava certo que as súplicas dos irmãos redundariam em liberdade para ele. Quando o próprio Paulo estava em outra prisão, ele orou. Jonas preso no ventre do peixe orou. Daniel, na cova dos leões, orou. Jesus, preso pelos cravos, também orou ao Senhor. A tribulação é estímulo para a oração!

3. A prisão não envergonha, mas engradece!
Alguns famosos prisioneiros foram considerados mártires. Geralmente, quando se levanta um revolucionário, este vem a sofrer com as algemas da prisão. Vê-se um Tiradentes que é preso e condenado à forca. Vê-se um Luís Carlos Prestes que revoluciona mesmo na prisão. Nélson Mandela passa 25 anos preso e é o líder do grande movimento de luta contra o racismo, tornando-se presidente da África do Sul. Vê-se Che Guevaras, cantores e músicos na época da ditadura militar, escritores, líderes que mesmo presos, não foram humilhados, mas exaltados.
Essa tribulação não vem pra te envergonhar, mas pra você ser reconhecido e pode ter certeza: O Nome de Jesus vai ser glorificado! As pessoas vão olhar e vão dizer: eis um vencedor que mesmo apesar das adversidades conseguiu obter a vitória!

4. A prisão não é um fim, mas faz nascer as esperanças!
Paulo tinha uma esperança ardente e uma grande expectativa de que as coisas iriam melhorar. Nas situações complexas não devemos perder as esperanças. Há uma luz no fim do túnel. O sol vai nascendo pelas grades! A liberdade está próxima! Crie asas! Voe! Deus vai te dar asas pra voar! Livre! Livre!

5. A prisão é passageira! A Liberdade Deus te entregou!
Paulo cita duas liberdades imprescindíveis:
1. Viver – Com Cristo, mesmo presos estamos livres. Nele está a verdadeira liberdade.
2. Morrer- Com Cristo, é lucro, pois estaremos juntos do Senhor, no céu de glória, durante a eternidade.
Nós ainda temos muito que fazer! Vamos incomodar muito o adversário! Não é hora ainda de partir! Mas quando esse Dia chegar vamos estar prontos pra entrar na cidade pelas portas! Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário