Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de março de 2010

Deus precisa ser provado?

Estou cada vez mais apaixonado pela Teologia. O mundo além da vista sempre me encantou. Com a oportunidade que estou tendo de mergulhar no conhecimento teológico, vejo nascer dentro de mim algumas análises mais sólidas e maduras (embora ainda esteja longe disso) a respeito de Deus.
Entretanto, minha intenção de estudar Teologia nunca foi de provar a Deus ou colocar Deus em prova, pois todos os meus esforços seriam desnecessários. Ele não precisa provar nada para ninguém.
A Bíblia fala de Gideão. Ele pediu provas. Lã molhada, terra seca ao redor. Lã seca, terra molhada ao redor. Deus se fez provar. Mas será que isso era preciso? Por que não acreditar apenas?
Tomé quis pegar nas feridas deixadas pelos cravos. Quis colocar o dedo nas perfurações. Quis tocar onde a lança transpassou. Ele queria provas. Ele precisava disso?
Não quero parecer cético, pois não sou. Eles queriam, na verdade, ter suas próprias experiências. Queriam provar para si próprios se o que estavam vivendo não era um sonho, mas que era a verdade. Não acho isso errado.
Contudo, existe um fato em questão. Há momentos que Deus silencia. E não é em virtude da sua inexistência. Ele se cala por que Ele quer. É um direito Dele ficar quieto. Ele nos ensina a confiar, mesmo sem ver. Nos ensina a crer, mesmo sem tocar. Nos ensina a ouvir, mesmo quando o silêncio impera. Ele fala, quando não ouvimos nada.
Ele não precisa provar nada para ninguém. Nem tampouco nós precisamos prová-lo. Ele existe. Eu creio. Eu o sinto, mesmo quando não sinto mais nada. Afinal de contas, sentimentos passam. Todavia, Ele continua sendo Deus!

Só pela graça,

Pr. João Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário