Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de março de 2010

Sal ambulante ou Estátua de sal?

Por Pr. João Victor

Há muito tempo tive vontade de falar sobre esse assunto com a igreja. Entretanto, como o tempo é de Deus, o Senhor nos intimou a falar hoje a respeito desse tema. Antes que comecemos a fazer indagações sobre os reais motivos, ou que tenhamos conjecturas a respeito das causas desse tópico ter aflorado, vamos nos contentar em ouvir o que Deus tem para nos ensinar. O que é ser sal?
O sal é obtido quimicamente através de uma ligação química entre um cátion de sódio e um ânion de cloro, formando o Cloreto de Sódio. Esse mesmo sódio é importante no metabolismo renal e nas funções cardíacas. O sal de cozinha , como conhecemos, apresenta em sua composição o Iodo, outra substância essencial ao funcionamento hormonal. Ou seja, o sal é biologicamente e fisiologicamente imprescindível em nossa dieta alimentar.
Jesus nos manda ser sal? Por quê? Enumerei dois motivos, mas existem outros. Vejamos:

1. Devemos colocar outro sabor no mundo.
Que tipo de testemunho nós temos dado? Nós é que precisamos causar influência no mundo e não o mundo nos influenciar. Em todos os sentidos, Deus nos chamou pra fazer a diferença.
Mas que tipo de diferença? Acho que a diferença que fez um Gandhi, uma Madre Tereza, um Martin Luther King. Colocar um novo sabor é remover o gosto amargo da podridão e permitir que as pessoas sintam a verdadeira essência do evangelho.

2. Devemos conservar aquilo que recebemos.
É triste perceber que muitas pessoas não valorizam aquilo que recebem. Deus entrega pérolas e muitos rejeitam como se fossem bijuterias de valor insignificante. O sal serve para conservar a carne e até cadáveres são protegidos pelo sal, pois diminui a contaminação por microorganismos.
Se você é sal, proteja-se. Não deixe o inimigo roubar aquilo que você recebeu de graça. Conserve sua imagem de cristão. Seja sal ambulante e não estátua de sal (só é sal dentro da igreja). Não se torna cristão apenas vindo à igreja. Um cristão é feito no caminho. O cristão é sal e deve conservar-se dessa maneira.

Entretanto, o que acontece quando somos muito salgados? Algumas pessoas jogam quilos de sal de responsabilidade sobre os neófitos. Esses crescem com uma dieta espiritual abundante em sal. Daí o aumento da pressão em algumas igrejas. Vivem uma vida sem liberdade, sob dogmas e doutrinas que não geram transformação, mas repressão. Isso gera a HIPERTENSÃO ESPIRITUAL. Pessoas assustadas, vendo demônios e pecados em todos os lugares. Tem sal demais.
Há mensagens que escutamos que nos dá muita sede, em virtude do excesso de sal. Não pode isso, não pode aquilo. É pecado fazer assim, o diabo está ali, o demônio está aqui. Me dá muita sede. Sede de ouvir uma mensagem vinda de Deus!

Vamos salgar o mundo. Porém, não vamos deixar o mundo com ânsia de vômito. Sejamos sal ambulante, aspergindo sabor sobre as pessoas.

PAZ!

Um comentário: