Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de março de 2010

Quem sou eu?



Lord Byron, o excepcional poeta da segunda fase do Romantismo, foi um gênio da literatura. Contudo, quem lê sobre o movimento literário que inspirou vários artistas brasileiros, como Álvares de Azevedo em sua obra Noite na Taverna, percebe que Byron conseguia, assim como seus seguidores, parecer romântico e doce e, ao mesmo tempo, ser pessimista e diabólico. A exaltação à morte ficava, em alguns poemas, disfarçada em versos e rimas muito bem elaboradas.
Baseado na história da literatura, reflito. Mas será então que é possível de uma mesma fonte jorrar água salgada e água potável? De maneira nenhuma. A realidade é que são fontes aparentemente potáveis, com água boa para o consumo, mas que contém veneno em sua fórmula. É a bebida deliciosa que entorpece. O belíssimo drink, sedutor aos olhos, mas que provoca sérios danos ao organismo.
Existem pessoas assim? Com certeza! O mundo (e pasmem, as igrejas) está repleto delas. Homens escondidos atrás de máscaras. Posturas de perfeição que camuflam as imperfeições. Sepulcros caiados, enfeitados, revestidos de mármore, mas com corpos putrefactos em sua interior.
Por que nos esconder? Por que não sermos transparentes? Se as pessoas não concordarem com a versão real, que importa? Não são elas que pagam as nossas contas, nem lavam nossas roupas íntimas (com o perdão da expressão). É bem melhor sermos nós mesmos do que fingir, como atores em uma tragédia grega, externando alegrias falsas quando por dentro clamamos pela felicidade.
Moisés precisava de um nome de um deus para se apresentar diante de Faraó. Deus não quis ser o que não era. Deus disse: "Diga que o "Eu Sou" o enviou. Esse é o exemplo a ser seguido. Ser ou não ser. Me ajude Shakespeare. Quem somos nós? Não somos ninguém. Somos nós mesmos. Eu não sou ninguém. Eu sou eu. E me sinto muito feliz por isso.

Só pela graça,

Pr. João Victor

2 comentários:

  1. Uau! Atacou de Byron???
    Deixando de julgar as opções muito particulares do cidadão, quem tem um mínimo senso de justiça e de bom gosto, noção do belo,jamais desprezará tão nobiliárquica figura.

    Darckson Lira

    ResponderExcluir
  2. Ler os artigos do Pr João Victor é tabm se preparar para o vestibular !!!
    rsrsrsrsr...
    iper legal ...
    não tem como estudar literatura agora e não lembrar do senhor .....
    Parabéns pastor ....
    rsrsrrs...

    ResponderExcluir